Método Paulo Freire é tema da próxima Jornada do Instituto Paulo Freire

São 5 videoaulas que podem ser acessadas até o final do mês de agosto. Participe!

o

Redesocial JMPFRP

o

 

     Promovida pela EaD do Instituto Paulo Freire, a Jornada ‘Método Paulo Freire: reflexões e práticas’ trará diálogos, entrevistas, reflexões e práticas, com enfoques diferenciados, sobre o Método Paulo Freire. 

 

     Serão 5 videoaulas de até 20 minutos cada, com diálogos interativos do Prof. Paulo Roberto Padilha com os docentes Carlos Rodrigues Brandão, Ângela Biz Antunes, Francisca Pini, Simone Lee e Sônia Couto.

 

     A Jornada Método Paulo Freire: reflexões e práticas’ tem início no dia 24 de junho de 2019, mas as aulas ficarão disponíveis até o final de agosto.

 

     Já na inscrição, o(a) participante ganha o pdf do caderno de formação “Lições de Freire em três falas que se completam”, de Moacir Gadotti (2ª edição. São Paulo, Instituto Paulo Freire, 2019).

 

     A certificação, com validade digital pelo Instituto Paulo Freire e Universitas Paulo Freire (UniFreire), será de 20 horas, após o(a) participante assistir às 5 videoaulas, produzir e entregar um comentário reflexivo. 

 

     Confira a programação da Jornada:

 

Videoaula 1 - Do método ao sistema, do sistema ao sonho: contra quê? Em nome do quê?

Entrevista com Carlos Rodrigues Brandão

Ementa: Compreende-se o Método Paulo Freire de alfabetização de adultos como a fase inicial de um longo processo dentro de um Sistema de Educação, que permite não apenas a aprendizagem da leitura e escrita, mas também um nível mais profundo no que respeita à conscientização e uma ampliação do campo de estudos, com a introdução de outros elementos necessários à educação de adultos. 

 

Videoaula 2 - Leitura do Mundo e Tema Gerador

Entrevista com Ângela Biz Antunes

Ementa: Ler o mundo e identificar temas geradores para serem trabalhados no processo de alfabetização e em todo processo educativo, na respectiva freiriana, faz parte da metodologia desenvolvida por Paulo Freire. Trata-se de compreendermos como isso se dá e como isso acontece na prática, tanto no processo de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, como em outros níveis e modalidades de ensino – da educação infantil à pós-graduação. 

 

Videoaula 3 - O Método Paulo Freire como ato político e a Educação em Direitos Humanos

Entrevista com Francisca Pini 

Ementa: Para Paulo Freire a educação é um ato político. Toda educação – e, portanto, também o processo de alfabetização, é um ato político. Nesse sentido, cabe discutir efetivamente o que isso significa, como realizar uma educação que se realiza como ato político e como isso se relaciona com o tema da garantia dos Direitos Humanos em todas as práticas educativas. 

 

Videoaula 4 - Psicogênese da Língua Escrita e o enfoque sócio-construtivista

Entrevista com Simone Lee

Ementa: No processo de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, mas também de crianças, é fundamental que alfabetizadores(as) e educadores(as) – seja os que estão iniciando, ou os que já possuem larga experiência na educação – compreendam e pratiquem a “do-discência’ (quando docentes e discentes ensinam e aprendem uns com os outros), compreendendo os diferentes níveis da construção da leitura e da escrita pelo(a) alfabetizando(a), bem como atuando com base na teoria e na prática do enfoque sócio-construtivista. Isso tem tudo a ver com as práticas em sala de aula e dialogam diretamente com o Método e com a Filosofia da Educação de Paulo Freire. 

 

Videoaula 5 - Atualidade, importância e momentos do Método Paulo Freire

Entrevista com Sonia Couto

Ementa: Refletir a prática é fundamental na formação de alfabetizadores/educadores para que possam desencadear processos de conscientização que levem a mudanças e a transformações socioculturais concretas. Daí a importância destes estudos iniciais, que devem ser continuados, visando a fortalecer, processualmente, a formação do alfabetizador/educador, de quem se exige, cada vez mais, domínios e capacidades relacionados ao pensar e repensar a própria prática, dando novos rumos, sentidos e significados à sua ação pedagógica.

 

 

     Saiba mais e inscreva-se em: www.eadfreiriana.org/jornada-mpfrp.

 

 


#EaDFreiriana  #InstitutoPauloFreire  #PauloFreireSempre  #PatronodaEducaçãoBrasileira