Dom Pedro Casaldáliga sobre Paulo Freire

Confira mensagem de 2007 de Casaldáliga para Paulo Freire.

o

     PAULO FREIRE é mais do que um mestre em educação andando, no sentido pleno e revolucionário da expressão. Com a palavra, com os escritos, com a vida ensinou a se educar, a educar, a educar a própria educação, arrancando-a do ditado, do memorismo, da subserviência aos interesses e ao status do poder e do lucro.Graças a ele a educação se fez conscientização e libertação.

 

     A nossa Prelazia de São Félix do Araguaia deve a Paulo Freire o primeiro e melhor instrumento de penetração na alma deste povo, retirante entre o Araguaia e o Xingu, naqueles dias analfabetos da ditadura militar. Seu método, seu testemunho, seu espírito nos ajudam a inculturar-nos historicamente nos povos indígenas e sertanejos da região.

 

     Valeu-nos também o método Paulo Freire de glorioso estigma de perseguição. Estúpida e perversamente perspicaz, a ditadura entendeu que nesse método se abrigava a maior subversão...

 

     Toda nossa ação pastoral, na Prelazia, ao longo destes trinta anos de caminhada, tem feito do método e do espírito do mestre Paulo Freire um referencial vivificante, bem concorde, aliás, com o método e o espírito do Mestre maior, Jesus de Nazaré.

 

     Paulo Freire é o educador-mor do Brasil e em boa medida de todo o terceiro mundo, e um oportuníssimo re-educador também do primeiro mundo solidário.

 

Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia, MT. 2007.