Conferência Nacional de Educação 2018 é realizada em Brasília

Encontro acontece a cada quatro anos e reúne delegados de todos os estados do país.

o

 

onon2
Delegação paulista na Conae 2018.

o


     A 3ª Conferência Nacional de Educação (Conae), promovida pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), acontece entre os dias 21 a 23 de novembro, em Brasília (BA), com participação de centenas de delegados de todos os estados brasileiros. 

 

     Segundo Sheila Ceccon, participante da Conae pelo Fórum Estadual de Educação e Instituto Paulo Freire, “o encontro é um importante exercício de participação social, de tentativa de efetiva incidência de cidadãos e cidadãs na política educacional do país”.

 

     O tema central da edição 2018 é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

 

     Na manhã desta quinta-feira (22/11) no Colóquio "Gestão Democrática: participação popular e controle social", a professora Gilvania da Conceição Nascimento, coordenadora da UNCME Bahia, enfatizou que a construção de uma perspectiva democrática de organização e gestão educacional pressupõe uma concepção de educação comprometida com a transformação da sociedade e não com a manutenção das suas desigualdades. Nesse sentido, destacou a situação vivida hoje no Brasil, marcada pela fragilização dos processos de gestão democrática, citando a EC 095/2016 (teto dos gastos por 20 anos), a quebra do pacto federativo e o veto presidencial à prioridade do PNE no orçamento de 2018.

 

23c8bcbf 080d 41b6 9afa 7c0c3a9e1855Thiago Nascimento, representante de estudantes do Amapá, criticou o fato de ter menos de 10% de estudantes nesta edição da Conae. E reforçou: “Não basta deixar a juventude falar. É preciso que as propostas sejam efetivamente ouvidas".

 

     “A conferência continua. Muitas vozes e muita energia, de gestores, educadores, familiares e estudantes ecoam de todos os cantos do Brasil, comprometidos com a construção de novas realidades”, finalizou Sheila Ceccon.

 

     Até sexta-feira (23/11), delegados estaduais se revezarão entre mesas-redondas, colóquios e plenárias programadas para a terceira edição do encontro.

 

Conae 2018

     Precedida por conferências municipais, estaduais, intermunicipais e distrital, promovidas entre 2017 e 2018, a etapa nacional é orientada pelo Documento Referência. Construído e seu conteúdo é dividido em oito eixos temáticos.

 

      Realizada a cada quatro anos, a Conae 2018 espera reunir, nos três dias, cerca de 1.500 pessoas, entre representantes de órgãos públicos, governos e autarquias, entidades e movimentos sociais representativos dos segmentos da educação e dos setores da sociedade civil.