Etecs promovem Semana Paulo Freire em São Paulo

Diversas Escolas Técnicas Estaduais homenageiam Paulo Freire durante o mês de maio, com atividades socioculturais dedicada à comunidade acadêmica.

o

Eteccapa
Cena das atividades culturais dos alunos da Etec de Campo Limpo Paulista em 2016

 

    Em 26 de novembro de 1998, a Lei n° 10.098 instituiu a "Semana Paulo Freire da Educação", no Estado de São Paulo. A cada ano, cresce o número de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) que incorporam em seu calendário a data.


    A proposta da iniciativa é oferecer uma série de atividades pedagógicas, artísticas e sociais, desenvolvidas por alunos e professores, para homenagear o educador pernambucano, patrono da Educação Brasileira.


    As diferentes opções de programação vão de palestras à exibição de vídeos que contam a história desse brasileiro, autor de obras como Pedagogia do Oprimido.


    Conheça o cronograma programação voltada à comunidade escolar e, em muitas unidades, também ao público externo para o mês de maio. As unidades aparecem em ordem alfabética de município:

 

Município Unidade Dia Atividades
Adamantina Etec Prof Eudécio Luiz Vicente 11 Apresentações culturais que incluem show de calouros, dança e peças teatrais.
Americana Etec Polivalente de Americana 3 a 5 Palestra sobre a obra de Paulo Freire, apresentações teatrais e musicais, além de atividades esportivas e sarau.
Amparo Etec João Belarmino 9 e 10 A Etec realiza a Feira de Profissões e Empreendedorismo, onde oferece orientação vocacional e expõe trabalhos dos estudantes.
Andradina Etec Sebastiana Augusta de Moraes 2 a 5 Exibição de documentário sobre Paulo Freire, palestras abordando drogas, violência e bullying e arrecadação de roupas e brinquedos, que serão encaminhados a instituições beneficentes.
Cafelândia Etec Profa. Helcy Moreira Martins Aguiar 17 e 18 As atividades da Etec variam conforme o período. Para o diurno está prevista uma gincana cultural. Já a programação do noturno inclui apresentação teatral, exposição de trabalho dos alunos e palestra sobre a vida do educador brasileiro
Capão Bonito Etec Dr. Celso Charuri 2 a 5 Mostra vai expor trabalhos de alunos dos cursos técnicos, atividades culturais e arrecadação de livros.

Capital

Etec Prof. Aprígio Gonzaga 8 a 13 A programação do evento que tem como tema A arte e a cidade inclui apresentações teatrais, palestras sobre cidadania, sarau e exibição de vídeos.
Etec Prof. Camargo Aranha 9 a 11 Apresentações teatrais e palestras sobre assédio moral, bullying e cyber bullying. Mostra de cartazes produzidos pelos estudantes sobre os temas discutidos nas palestras.
Etec Carlos de Campos 20 Entre as atividades que serão abertas ao público se destacam os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes tendo a música brasileira como base.
Etec Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara 3 a 13 Exposição de trabalhos dos estudantes e debate sobre fontes de energia.
Etec de Esportes 9,11 e 12 A Etec promove mostra de projetos de alunos sobre Paulo Freire, atividades esportivas e palestra tendo oratória como tema.
Etec de Guaianazes 4 a 6 A programação aberta à comunidade inclui a Feira de Profissões, na qual os estudantes apresentam a área de atuação e o mercado de trabalho dos cursos técnicos oferecidos na unidade. Haverá também exposição de trabalhos sobre bullying e cyber bullying.
Jaraguá 2 e 3  Debate e apresentação de vídeo sobre a obra do educador pernambucano; palestras sobre assuntos diversos, como feminismo, sedentarismo e mercado de trabalho.
Etec Jornalista Roberto Marinho 16 e 17 Exibição dos vídeos Impactos da Educação de Paulo Freire no Mundo e Paulo Freire – Contemporâneo. Atividade destinada aos estudantes da Etec.
Etec José Rocha Mendes 4 a 6 Os estudantes da unidade farão visitas técnicas e culturais a diversos pontos turísticos da Capital.
Etec Mandaqui 20 Evento aberto ao público mostra exposição de trabalhos dos estudantes da unidade.
Etec Sebrae 3 a 5 Debates, exibição de vídeos e exposição dos trabalhos de alunos com a temática A escola sob a inspiração freireana.
Casa Branca Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima 8 a 12 Exibição de filmes, palestras abordando educação transformadora e prevenção de acidentes. Está prevista uma avaliação nutricional dos estudantes.
Cotia Etec de Cotia 8 a12 Gincana cultural, atividades esportivas e oficinas de artesanato, fotografia e grafite.
Fernandópolis Etec Prof Armando José Farinazzo 4, 5 e 8 Apresentação da peçateatral Obrigado professor, voltada à comunidade acadêmica
Franca Etec Dr. Júlio Cardoso 8 a 11 Além da exibição de filmes sobre educação, a programação inclui debate sobre o tema abordado.
Francisco Morato Etec de Francisco Morato 10 a 12 Apresentações de dança, música e teatro; exposição dos trabalhos de alunos dos cursos técnicos.
Guarujá Etec Alberto Santos Dumont 9 a 10 Sob a temática Mitologia, a unidade desenvolve gincana cultural e também promove arrecadação de produtos de higiene a serem entregues a instituições beneficentes.
Ibaté Etec de Ibaté 8 a 12 Exposição de atividades sobre a vida e a obra do Patrono da Educação no Brasil, apresentação de documentário e roda de discussão sobre a colaboração do educador para a educação nos dias atuais.
Ilha Solteira Etec de Ilha Solteira 8 a 12 Estão previstas apresentação sobre Paulo Freire e debate sobre a educação no século 21.
Ipaussu Etec Prof. Pedro Leme Brisolla Sobrinho 2 a 5 Aberta à comunidade, a atividade terá apresentação teatral e palestra sobre educação para jovens e adultos.
Itaquaquecetuba Etec de Itaquaquecetuba 11 a 13 A programação inclui mostra de projetos dos alunos, gincana cultural e palestras abordando tecnologia e administração do tempo.
Itararé Etec de Itararé 8 a 12 Gincanas culturais, exibição de documentário sobre a vida de Paulo Freire, apresentações esportivas, oficinas de artesanato e show de talentos.
Itu Etec Martinho de Ciero 8 a 12 Oficina de cartoon, concurso de fotografia, apresentações musicais e teatrais.
Jandira Etec Prefeito Braz Paschoalin 2 a 5 Evento visa levar a comunidade acadêmica a refletir sobre a diversidade, por meio de palestras, apresentações teatrais e outras intervenções artísticas.
Jaú Etec Prof Urias Ferreira 8 a 12 Debate e apresentação de trabalhos sobre a vida e a obra do educador pernambucano; palestras sobre adolescência.
Mairiporã Etec de Mairiporã 2 a 5 A programação do evento, aberto ao público, expõe trabalhos de alunos e disponibiliza local para a inscrição para o Vestibulinho.
Miguelópolis Etec Laurindo Alves de Queiroz 10 a 12 Exibição de vídeos, apresentações musicais e palestras com temas variados, como cyber bullying e segurança do trabalho.
Mogi das Cruzes Etec Presidente Vargas 2 a 5 Exposição de trabalhos e vídeos sobre Paulo Freire; palestras abordando temas diversos, como feminismo e discriminação social.
Monte Alto Etec Alcides Cestari 8 a 12 Mostra de trabalhos dos alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho e palestra sobre prevenção de incêndios.
Monte Mor Etec de Monte Mor 8 a 12 Palestras sobre segurança viária, exposição de trabalhos dos alunos e apresentação da obra do educador brasileiro.
Nova Odessa Etec de Nova Odessa 8 a 12 Apresentação de trabalho dos estudantes; palestra abordando temas variados, como sexualidade e internet; show de talentos.
Orlândia Etec Prof. Alcídio de Souza Prado 2 a 5 Sarau literário, oficina de redação e exposição sobre a vida e a obra de Paulo Freire.
Oswaldo Cruz Etec Amin Jundi 3 a 4 Exposição de cartazes com pensamentos do educador pernambucano, apresentação teatral e palestra sobre educação financeira.
Piedade Etec de Piedade 8 a 12 Palestras com temas voltados à educação, como A escola ideal;  oficinas de dança, fotografia e de produção de textos, entre outras.
Piracicaba Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso 5 e 6 A unidade vai apresentar 29 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes com a temática Mitologia e Folclore. A atividade é aberta à comunidade e oferece orientação para interessados no Vestibulinho.
Pirassununga Etec Tenente Aviador Gustavo Klug 10 Apresentação de trabalhos sobre a vida e a obra do educador, confecção de cartazes e montagem de painéis.
Rancharia Etec Deputado Francisco Franco 10 a 12 Exposição dos cartazes feitos pelos estudantes, exibição de filmes e apresentação teatral com a temática Paulo Freire.
Ribeirão Pires Etec Prof.ª Maria Cristina Medeiros 3 a 5 Palestras sobre mercado de trabalho, bate-papo com profissionais atuantes nas áreas dos cursos técnicos oferecidos na Etec e arrecadação de agasalhos para distribuição a instituições assistenciais
Santa Rita do Passa Quatro Etec Manoel dos Reis Araújo 8 a 11 A unidade promove apresentação de trabalhos dos alunos e palestra sobre a vida e a obra de Paulo Freire.
Santo André Etec Júlio de Mesquita 2 a 5 Exibição de vídeos; debates sobre temas referentes à cidadania.
São Simão Etec Professor Francisco dos Santos 2 a 5 A programação inclui visitas técnicas, exibição de documentário sobre o educador e mostra de projetos dos estudantes.
Serrana Etec Ângelo Cavalheiro 8 a 12 Exposição de cartazes sobre Paulo Freire, apresentação de poesias, cordel, e xilogravuras inspiradas na obra Pedagogia Crítica e peça teatral sobre a importância do educador.
Tatuí Etec Sales Gomes 8 a 12 Neste período será realizada a Feira de Profissões. Estão programadas também apresentação teatral, palestra sobre ética profissional e gincanas.
Taubaté Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin 11 Evento aberto ao público vai exibir filmes sobre Paulo Freire.
Votuporanga Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga 9 a 12 Apresentação de dança, gincana fotográfica, campeonato esportivo e palestra sobre o Patrono da Educação no Brasil

 

Informações: Assessoria de Comunicação - Centro Paula Souza