Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado em trabalhos pelo mundo

Segundo o Google Scholar, ‘Pedagogia do Oprimido’ é uma referência constante em estudos na área de humanas.

o

 CapaPF

 

   "Pedagogia do Oprimido” (1968), principal obra do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire (1921-1997), é a terceira mais citada em trabalhos da área de humanas, segundo um levantamento feito no Google Scholar - ferramenta de pesquisa dedicada à literatura acadêmica.

 


     O professor associado da London School of Economics, Elliott Green, analisou as obras mais citadas em trabalhos disponíveis na ferramenta, criada em 2004, que é desde então uma referência crescente para pesquisas, graças a sua acessibilidade.

 


     Segundo ela, Paulo Freire é citado 72.359 vezes, atrás do filósofo americano Thomas Kuhn (81.311) e do sociólogo, também americano, Everett Rogers (72.780). Ele é mais referido do que pensadores como Michel Foucault (60.700) e Karl Marx (40.237).

 

Obras mais citadas

Obrasmaiscitadas 

 

     Outro ponto de reconhecimento da obra do educador Paulo Freire foi a menção da obra Pedagogia do Oprimido entre os 100 livros mais pedidos em universidades de língua inglesa pelo mundo. Reunindo mais de 1 milhão de ementas de estudos universitários americanos, ingleses, australianos e neozelandeses, o livro de Paulo Freire foi o único brasileiro a entrar no top 100 da lista. No campo de Educação, ele ficou em segundo lugar entre os mais pedidos. O levantamento foi realizado pelo projeto Open Syllabus, e traz ainda outras 20 obras de Paulo Freire na lista geral.

 

 

Fontes:
http://www.hypeness.com.br/2016/06/paulo-freire-e-terceiro-teorico-mais-citado-em-trabalhos-academicos-no-mundo/
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/06/04/Paulo-Freire-%C3%A9-o-terceiro-pensador-mais-citado-em-trabalhos-pelo-mundo