Prêmio de Direitos Humanos terá nomes indicados pelo público

As sugestões poderão ser enviadas até 4 de abril e serão avaliadas por uma comissão julgadora.

 

O Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns é uma homenagem do município de São Paulo a pessoas que se destacaram na luta pela defesa ou promoção dos Direitos Humanos. Este ano o prêmio traz uma novidade: os nomes dos concorrentes serão indicados pelo público. As sugestões poderão ser enviadas entre 15 de fevereiro e 4 de abril pelo portal Educação em Direitos Humanos.

A proposta desta terceira edição é homenagear uma pessoa que tenha trajetória de destaque junto às comunidades, bairros e movimentos sociais da cidade de São Paulo. Lideranças comunitárias, educadores, estudantes, agentes comunitários, artistas, entre outros, podem ser indicados.

As indicações recebidas serão avaliadas por uma comissão julgadora responsável por selecionar os três nomes que serão encaminhados ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a quem caberá a escolha do vencedor. Todos os nomes indicados serão divulgados no portal.

Envie sua sugestão: http://migre.me/sZJcn

 

Edições anteriores

A primeira edição do Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns aconteceu em 2014 e homenageou Frei Betto, escritor e religioso brasileiro que participou ativamente da luta contra a ditadura civil-militar no Brasil.

No ano passado, a premiada foi a atual deputada federal Luiza Erundina, reconhecida pelos seus esforços enquanto prefeita de São Paulo, entre 1989 e 1993, para garantir a abertura da vala clandestina de Perus e identificação das ossadas encontradas.

 

Conheça a comissão julgadora

 

Flávia Inês Schilling

Flavia
Professora da Faculdade de Educação da USP e ex-presa política.
.

José Sergio Fonseca Carvalho

Jose
Professor da Faculdade de Educação da USP e membro do Conselho Municipal de Educação em Direitos Humanos da cidade de São Paulo.

Marco Antonio Barbosa

Marco
Advogado, formado pela Faculdade de Direito da USP, membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo.

Margarida Genevois

Margarida
Ex-presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Maria Victoria Benevides

Maria
Socióloga e membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e da Comissão Prevenção e Combate à Tortura.

Maurício Piragino

Mauricio
Diretor da Escola de Governo.


Moacir Gadotti

Gadotti
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Instituto Paulo Freire em São Paulo.

Paulo Vannuchi

Paulo
Integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos.

Vera Masagão

Vera
Atual coordenadora da Ação Educativa na área de “Assessoria, Pesquisa e Informação”.