Apresentação de projetos encerra curso em direitos humanos da SMDHC

Projetos de intervenção propõem caminhos para uma cidade mais justa, mais bonita e menos feia.


Por Deisy Boscaratto

 

        O curso de Formação de Conselheiros(as) em Direitos Humanos e Participação Social, encerrou-se em novembro de 2015 com a Cerimônia de Apresentação dos Projetos de Intervenção das educandas e dos educandos das quatro turmas formadas.

 

        Em 2015, o Instituto Paulo Freire e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania do município de São Paulo desafiaram a participação social da cidade. Totalizando, em média, 120 conselheiras e conselheiros, o curso, formado de 10 encontros presenciais e, ainda, reflexões à distância, propôs aos participantes pensarem-se como agente público e defensores dos direitos humanos no contexto da atuação política dos espaços dos conselhos. A Cerimônia de Apresentação dos Projetos de Intervenção, realizada durante o 10º encontro de cada turma, reuniu ideias e projetos para o caminho de uma cidade mais justa, mais bonita e menos feia.

 

        Em um encontro cheio de poesia, música, contos e dança, os projetos foram apresentados um a um, contando com a atenção dos presentes e as intervenções culturais entre as apresentações. Entre os projetos apresentados, os participantes propuseram intervenções ao Conselho de Representantes de Conselho de Escola (CRECE), a exemplo do projeto intitulado “CRECE – Um caminho a percorrer”. Também, muitos foram os projetos que pensaram na cultura e na arte como guias para conscientização da criança e do adolescente e para o combate às violações de direitos humanos ocupando praças e lugares públicos. São exemplos os projetos intitulados “Brincadeira na praça”, “A criança aprende brincando”.

 

        Veja os depoimentos e momentos dos educandos durante o a Cerimônia:

 

Formação e Conselhos

 

        Os conselhos do município de São Paulo, todos compostos de forma paritária entre sociedade civil e governo, estão desafiados a entenderem-se como parte da gestão pública municipal. Atualmente, a participação nos Conselhos ainda é vista de forma pouco democrática. Cientistas políticos e sociólogos alegam que estes espaços não podem ser vistos como um aprimoramento da democracia.

 

        Trinta anos depois do final da Ditadura que assolou o país por décadas, a participação social ainda encontra-se em processo de transição e qualificação. Nos conselhos, espaços de disputa de poder, ainda debate-se com pautas governistas e a sociedade civil pouco ou não coloca pautas a serem discutidas nestes espaços. A formação de conselheiros(as) ministrada pelo Instituto Paulo Freire, em parceria com a SMDHC, teve o intuito de qualificar os participantes e eleitos destes espaços fundamentais no processo de consolidação da democracia brasileira. Temas importantes pautados pela totalidade da sociedade civil foram debatidos durante os encontros, como, por exemplo, concepções de gênero e raça. Além disso, pontos essenciais para agentes multiplicadores, como o Plano Nacional de Direitos Humanos e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a importância da educação popular como educação em direitos humanos, as estruturas e o funcionamento dos conselhos, Orçamento Público, entre outros.

 

       Utilizando-se da pedagogia e metodologia freiriana, o maior objetivo do curso, além de qualificar os(as) conselheiros(as) presentes, foi o de formar agentes multiplicadores para que estes assuntos possam ser cada vez mais debatidos e para que os Conselhos tornem-se espaços de aprimoramento conjunto da política pública.

 

         Veja momento da Cerimônia de Formatura, realizada em dezembro de 2015: