Saúde e Meio Ambiente / Publicações

Jogo do Povo que Educa

O programa Município que Educa procura contribuir para o desenvolvimento local a partir da identificação, fortalecimento e mobilização do potencial educativo dos espaços e tempos do município e das ações dos sujeitos que ali vivem. Nessa perspectiva, foi criado o “Jogo do Povo que Educa”.

Por meio de um circuito, os jogadores percorrem o município identificando a diversidade de sujeitos, espaços, instituições, fontes de informação e políticas públicas existentes. E as fichas “Nossa Comunidade”, “Atitude” e “Desafios”, levam os participantes a refletir sobre a vida escolar e comunitária, identificar situações positivas e negativas relacionadas aos princípios de convivência, e provocam as crianças a manifestarem opiniões sobre questões cotidianas, por meio de diferentes linguagens.

“Município que Educa: Inovações em processo”
e  “Município que Educa: Aprendizagens significativas”



Estas publicações foram produzidas no âmbito da assessoria prestada à UNDIME-SP nos anos de 2009 a 2013, com o intuito de contribuir para uma maior qualidade social da educação pública municipal no estado de São Paulo, ampliando e fortalecendo processos educativos comprometidos com os aspectos social, cultural e ambiental da educação.

Nessa perspectiva, foram realizados encontros regionais, centralizados e temáticos, dirigidos a educadores/as e a gestores/as públicos de educação. Todas estas ações e reflexões foram cuidadosamente registradas, dando origem a estas duas publicações, de autoria compartilhada por profissionais dos diferentes municípios que participaram do processo. Ambas são instrumentos de reconhecimento, valorização e publicização do conhecimento produzido.

Educação para a Cidadania Planetária : Currículo Intertransdisciplinar em Osasco



O Programa Educação para a Cidadania Planetária, realizado inicialmente em uma escola do município de Osasco-SP, teve por objetivo desenvolver uma proposta curricular que contribuísse para a formação de cidadãos “planetários”, comprometidos com a melhoria da realidade para além do seu próprio território. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa participante, por um período de três anos, composta por pesquisadores do Instituto Paulo Freire e representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar.

O processo vivido e os resultados produzidos, foram registrados e publicizados no livro “Educação para a Cidadania Planetária : Currículo Interdisciplinar em Osasco”, de autoria compartilhada por todos/as os pesquisadores.