Saúde e Meio Ambiente / Programas e Projetos

Os programas e projetos desta área buscam formar sujeitos que cuidam dos outros e do mundo da mesma forma como cuidam de si mesmos e do lugar onde vivem: a rua onde moram, o bairro, o país, o planeta. Desenvolvemos processos educativos que contribuem para o exercício da cidadania ativa, com compromisso social e responsabilidade ambiental.

Nessa perspectiva, atuamos na construção participativa e implementação de propostas curriculares pautadas na transdisciplinaridade e na cidadania planetária, desenvolvemos processos de articulação comunitária que constroem compromisso com a educação por parte de diferentes segmentos da sociedade, realizamos formações de conselheiros de meio ambiente e de educação, entre outros.

Objetivos

  • Desenvolver e implementar currículos que contribuam para a educação integral dos/as envolvidos/as, promovendo a formação de sujeitos responsáveis no âmbito social e ambiental, que exerçam ativamente sua cidadania.
  • Fortalecer a relação entre os conteúdos curriculares e o saber presente na comunidade, aproximando conteúdo das disciplinas da cultura local.
  • Contribuir para a compreensão de pertencimento a uma sociedade que é local e global, interdependente, promovendo atitudes intencionais e responsáveis no sentido de construção de um mundo mais justo e mais solidário, por parte dos diferentes segmentos da sociedade.

Público com o qual atuamos

Comunidade escolar com seus diferentes segmentos, profissionais das diferentes secretarias de governo, em especial da Secretaria Municipal de Educação,  organizações da sociedade civil, empresariado local e representantes de instâncias participativas, como por exemplo, conselhos municipais.

[...] urge que assumamos o dever de lutar pelos princípios éticos mais fundamentais como do respeito à vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vida dos pássaros, à vida dos rios e das florestas. Não creio na amorosidade entre mulheres e homens, entre os seres humanos, se não nos tornamos capazes de amar o mundo. A ecologia ganha uma importância fundamental neste fim de século. Ela tem de estar presente em qualquer prática educativa de caráter radical, crítico ou libertador.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000, p. 31



“(...) somos fortes e podemos fazer a diferença. Fiquei motivado a participar mais no meu bairro. O trabalho em conjunto melhora a atuação para resolver os problemas ambientais.” 

(participante do Projeto Território Cidadão)

 

Município que educa: ações de mobilização comunitária

O Programa busca contribuir para o desenvolvimento local a partir da identificação, fortalecimento e mobilização do potencial educativo dos espaços e tempos do município e das ações dos sujeitos que ali vivem. Promove a gestão municipal compartilhada, colaborativa, intersetorial e intersecretarial, com ênfase na dimensão educativa das ações praticadas cotidianamente.

Nessa abordagem, a ação educativa passa a ser o fio condutor de diferentes políticas e ações locais. Para isso, os princípios freirianos da educação como prática da liberdade, leitura de mundo, emancipação social, autonomia, sustentabilidade e dialogicidade são combinados a metodologias que incentivam a participação ativa da comunidade e integram os esforços de todos os setores, de forma orgânica e democrática.

Participantes: Comunidade escolar, profissionais da Secretaria Municipal de Educação,  organizações da sociedade civil, empresariado local, representantes de instâncias participativas (Conselhos Municipais e delegados do Programa Orçamento Participativo), magistério público, sindicatos e lideranças locais que  demostraram interesse na proposta.
Resultados: - Aproximação entre os saberes da escola e da comunidade, favorecendo a incorporação deste conhecimento ao currículo.
- Ampliação da articulação entre projetos e iniciativas que já aconteciam dentro das escolas.
- Desenvolvimento de ações de educação integral, articulando movimentos, redes, associações, institutos e projetos que acontecem dentro e fora das escolas. Cerca de 800 familiares de alunos/as participaram de diferentes ações coordenadas pelos integrantes do projeto: oficinas de fuxico, pintura em tecido, boneca de pano, fantoche, pão, bombom, maçã do amor, grupos de ginástica e de iniciação em diferentes modalidades esportivas, dias de brincar no parque, saraus comunitários, cine-debates, rodas de conversa e marcha pelos direitos das mulheres.
Abrangência: Território de abrangência de duas escolas municipais de Osasco-SP, uma localizada na região norte e outra na região sul do município.
Publicações: Livro Município que Educa: múltiplos olhares.
Site: www.municipioqueeduca.org.br.
Parceiros: 
Prefeitura de Osasco.
Período: De dezembro de 2011 a maio de 2013.

    

Educação Para a Cidadania Planetária

Educar para a cidadania planetária significa formar sujeitos que cuidam dos outros e do mundo da mesma forma como cuidam de si mesmos e do seu espaço. O “quintal” do cidadão planetário inclui a rua onde mora, o bairro onde vive, seu município, seu estado, seu país, o planeta. Um cidadão planetário considera a humanidade como sua família, envolve-se na busca pela igualdade social para todos e todas e age com responsabilidade em relação ao meio ambiente, pois se sente integrado à Terra.

Tendo como desafio tornar realidade um currículo que eduque nessa perspectiva, um grupo composto por representantes dos diferentes segmentos de uma escola pública e do Instituto Paulo Freire, pesquisou, desenvolveu e colocou em prática uma proposta curricular que contribuiu significativamente com esse objetivo.

Participantes: Diretamente: gestores, professores, funcionários de apoio, representantes de estudantes e da comunidade (Conselho de Gestão Compartilhada).
Indiretamente: foram envolvidos cerca de 2000 estudantes e 7000 familiares de duas escolas de ensino fundamental.
Resultados: - A equipe escolar passou a reconhecer-se como educadora e pesquisadora.
- O saber presente na comunidade passou a ser incluído no currículo da escola, fortalecendo a relação entre a cultura local e os conteúdos das disciplinas.
- Maior participação da comunidade na escola.
- Elaboração e implementação de instrumental de planejamento e registro pedagógicos intertransdisciplinares, articulados aos conteúdos curriculares previamente definidos pelo município.
- Realização de diálogos com educadores e estudantes de outros países, vivenciando articulações internacionais.
- Publicação do Livro “Educação para a Cidadania Planetária: currículo intertransdisciplinar em Osasco” (2011). (e do livro “Currículo da educação Integral na perspectiva freiriana” (2014) (não publicado ainda).
- Definição de indicadores de qualidade sociocultural e socioambiental da Educação para a Cidadania Planetária.
Abrangência: Nos anos de 2010, 2011 e 2012 o projeto foi desenvolvido em uma escola pública da rede municipal de Osasco-SP e em 2012 foi expandido para uma segunda escola do mesmo município.
Publicações: Livro Educar para a Sustentabilidadelivro Educação para a cidadania planetária e Publicação de Boletins Informativos que registraram o processo desenvolvido e socializaram ações e resultados (em português e inglês).
Site: www.cidadaniaplanetaria.org.br
Parceiros: Município de Osasco
Período: De setembro de 2009 a dezembro de 2012


      

Território Cidadão: formação de conselheiros dos Conselhos Regionais
de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz


O projeto busca desenvolver um processo de mobilização e formação de conselheiros municipais de meio ambiente, de modo a fortalecer a atuação dos mesmos nas ações de educação ambiental e de gestão ambiental compartilhada. Tem como desafio favorecer o exercício da cidadania ambiental, ampliando a possibilidade de participação ativa dos conselheiros na construção de um município mais justo e sustentável.

Nesse sentido, são realizadas formações que têm por base o diálogo, a participação ativa e a ação cooperativa dos envolvidos/as. A metodologia adotada prevê a construção conjunta de propostas de ação nascidas da Leitura do Mundo e de um amplo processo de reflexão sobre a realidade, no intuito de motivar, qualificar e instrumentalizar a participação social relacionada ao meio ambiente.


Participantes: O projeto envolveu representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) de São Paulo, dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Sustentável da cidade e também moradores da Macro Região Norte 1, interessados em conhecer melhor e/ou contribuir com os Conselhos de meio ambiente.
Resultados: -Contribuição para a atuação qualificada dos Conselheiros de Meio Ambiente;
- Fortalecimento da gestão ambiental compartilhada na região de atuação do projeto, envolvendo os atores sociais que atuam nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Sustentável;
- Mobilização e sensibilização da comunidade ampliando a integração da mesma às atividades desenvolvidas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Sustentável;
- Realização de diagnósticos participativos de Educação Ambiental e Gestão Ambiental nas diferentes regiões de atuação do projeto.
Abrangência: Representantes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz e lideranças da sociedade civil, da Macro- Região Norte 1, que  compreende as Subprefeituras da Freguesia do Ó, Brasilândia, Perus e Pirituba/Jaraguá.
Publicações: Livro Município que Educa: múltiplos olhares, de Paulo Roberto Padilha.
Áudios / vídeos/ sites: Vídeo e site www.territoriocidadao.paulofreire.org
Parceiros: FEMA e  prefeitura de SP.
Período: De junho de 2011 a junho de 2012.