Saúde e Meio Ambiente / Assessorias e Formações

Mercur – Construindo espaços de aprendizagem

A assessoria contribuiu com a constituição de bases conceituais para os Espaços de Aprendizagem existentes na empresa, fazendo com que passassem a ser ambientes de construção coletiva interdisciplinar. Nesse sentido, foram elaboradas propostas para programas e iniciativas de formação conceitual na área de atuação da empresa (Bem-Estar nos campos da Educação e da Saúde), com atenção às responsabilidades para com o entorno, incluindo orientações de como realizar formações com outros públicos e organizações da rede de relacionamento da empresa.

A metodologia freiriana contribuiu significativamente para o sucesso do projeto, provocando reflexões sobre conceitos já cristalizados. O fato de ser essencialmente dialógica, favoreceu o intercâmbio de ideias e a construção de aprendizagens.

Participantes: Participaram diretamente das formações com o Instituto Paulo Freire, o presidente da empresa, seus coordenadores/as e 100 colaboradores/as de diferentes áreas de atuação. Indiretamente participaram os demais 500 colaboradores existentes, cujas formações foram coordenadas pelos/as colegas incluídos no grupo de participação direta.
Abrangência: As formações foram realizadas na sede da empresa, em Santa Cruz do Sul, mas  colaboradores de vários estados também tiveram oportunidade de participar. Direta ou indiretamente, todos os funcionários da empresa foram envolvidos com o projeto.
Resultados: O modelo “manda/obedece”, como foi chamado pelos colaboradores, perdeu espaço entre os mesmos e deu lugar à busca por maior diálogo e ao reconhecimento aos diferentes saberes. A demanda por “maior sentido” nas atividades cotidianas também foi atendida. Aos poucos, os participantes identificaram estruturas, práticas e conceitos que deveriam ser transformados. Alguns colaboradores passaram a substituir reuniões com pautas predefinidas por encontros que favorecem a participação ativa de novas vozes.
Pessoas que antes não se manifestavam tornaram-se mais confiantes e seguras de seu direito de falar, aprender e ensinar. Antigas relações de trabalho deram lugar a uma metodologia baseada no diálogo, no cuidado e no respeito ao outro, favorecendo a construção coletiva de novas propostas e soluções.
Publicações: Estabeleceu-se uma prática de produção coletiva de materiais de formação, tanto para o público interno quanto para o externo. A produção conjunta de portfólios foi uma estratégia desenvolvida no intuito de fortalecer relações de cooperação e solidariedade entre colaboradores dos diversos segmentos. Esta metodologia possibilita ampliar, sistematicamente, conhecimentos sobre temas relacionados aos princípios orientadores da empresa, aumentando o número de pessoas comprometidas com os mesmos.
Vídeos produzidos: Vídeo localização. 
Parceiros:
Mercur.
Período: de Maio de 2011 a dezembro de 2011.