Programa Educação para a Cidadania Planetária

O Programa de Educação para a Cidadania Planetária (PECP) reconhece a Terra como um organismo vivo do qual os seres humanos são parte, portanto reconhece que a sobrevivência do Planeta depende um processo educacional permanente voltado à formação de uma comunidade global com consciência de pertencimento e interdependência, capaz de reconhecer o que é melhor em termos individuais (pessoais) e coletivos (públicos) e de zelar pela sustentabilidade do ambiente em que vive.

Objetivo geral

  •  Desenvolver programas, projetos e ações que promovam a formação de cidadãos planetários comprometidos com processos de educação para a sustentabilidade e gestão ambiental participativa em diferentes contextos de aprendizagem.

Objetivos específicos

  •  Desenvolver pesquisas sobre cidadania planetária e intercâmbio de experiências educacionais entre diferentes países, na perspectiva de construir novos referenciais curriculares sobre o assunto.
  •  Promover processos de formação voltados à agentes socioambientais, na perspectiva de atuarem como sensibilizadores, comunicadores, formadores de opinião e articuladores de ações de gestão participativa e educação ambiental inclusiva, permanente e continuada nos espaços onde vivem e que frequentam.
  •  Contribuir com a elaboração de planos de formação e materiais ecopedagógicos para programas, projetos e articulações das quais o Instituto participa, assumindo a responsabilidade de subsidiar com referenciais prático-teóricos sobre educação para a cidadania planetária.
  •  Articular o IPF aos movimentos e redes de educação para a sustentabilidade, de modo que participe da definição de políticas públicas de Educação Ambiental e Gestão Participativa nos níveis municipais, estaduais, nacional e internacional.
  •  Ampliar a cultura de paz e sustentabilidade no ambiente institucional, de modo a estabelecer sintonia entre as propostas, publicações e práticas cotidianas do IPF. 

Projetos

  •  Programa de Educação para a Cidadania Planetária – Osasco (de 2009 a 2013).
  •  Projeto de Formação de Conselheiros de Paz e Desenvolvimento Sustentável da Macro-Região 1 (2011).
  •  Projeto de Sustentabilidade Interna – IPF (permanente).

Mais informações

Tel.: (11) 3021-5536
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.