Instituto Paulo Freire desenvolve projeto de educação em parceria com Samsung

O “Alfabetização Cidadã – da digital ao digital” une formação socioambiental e uso de tecnologia, em um curso de alfabetização para jovens, adultos e idosos.

 

Facebook

 

     O Instituto Paulo Freire, em parceria com a Samsung, está desenvolvendo, desde outubro de 2017, um projeto intitulado “Alfabetização Cidadã – da digital ao digital”, oferecendo a pessoas jovens, adultas e idosas a oportunidade de aprender a ler e a escrever, utilizando equipamentos de TV e celulares, promovendo cidadania, inclusão social, digital e consciência socioambiental.

 

     Cerca de 300 pessoas, sendo a maioria de cooperativas de materiais recicláveis da capital paulista, estão sendo alfabetizadas no local onde trabalham. As aulas são ministradas duas vezes por semana, com duas horas e meia de duração cada, com turmas de até 10 pessoas, com idades que variam dos 18 aos 83 anos. Além das cooperativas, há também a participação de ONGs que atendem a comunidade do entorno onde atuam.

 

     O projeto, que tem oito meses de duração, disponibiliza aos alfabetizandos material didático, lanche e vale transporte para incentivar a participação contínua. Além disso, as aulas estão sendo ministradas com apoio de televisores, notebooks e smartphones oferecidos pela Samsung. Esses smartphones utilizados pelos estudantes auxiliam no processo de alfabetização com o aplicativo Palma Escola, da IES2, que combina sons, letras, imagens e relatórios, facilitando o desenvolvimento da aprendizagem.

 

     Andréa Mello,diretora de Marketing Corporativo e de Consumer Electronics da Samsung Brasil, afirma que a “Samsung tem tecnologia, inovação e pessoas como prioridade, por isso se preocupa em oferecer não só produtos inovadores, mas também serviços e benefícios exclusivos, além de programas socioambientais impactantes que ajudam as pessoas a desafiarem barreiras". Segundo a diretora, o desejo é "abrir as portas do mundo digital para todos, ao mesmo tempo que empoderamos agentes da transformação que contribuem para a criação de um futuro sustentável”.

 

    É importante destacar que o projeto “Alfabetização Cidadã – da digital ao digital” não teria se tornado possível sem o envolvimento das instituições parceiras, que acolheram a proposta, envolveram-se na mobilização de participantes e disponibilizaram espaço físico e estrutura para que as aulas acontecessem. O Instituto Paulo Freire agradece o apoio e o compromisso de cada uma delas e aproveita a oportunidade para apresentá-las:

 

 

APOIO ASSOCIAÇÃO DE AUXÍLIO MUTUO DA REGIÃO LESTE

Ocupação Mauá. .jpg

Endereço: Av. São Joao, nº 1495 - 1º andar - Santa Cecília - São Paulo (SP)

Contato: www.apoio-sp.org.br | (11) 3224-5540

Existem turmas de alfabetização em duas unidades desta instituição: Centro de Acolhimento Oficina Boracea, Ocupação Mauá

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 3

A Associação de Auxílio Mútuo da Região Leste (ONG Apoio) em mais de 20 anos de atuação, estabeleceu convênios com entidades internacionais que apoiam projetos de promoção humana junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, a Apoio trabalha pela promoção e desenvolvimento de homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças. Pessoas que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social: moradores em situação de rua, em áreas de risco, favelados, encortiçados, famílias e pessoas de menor renda em geral.

 

 

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA HABITACIONAL VARGEM GRANDE - ACHAVE

Achave.jpg

Endereço: Rua Dama da Noite, nº 2 - Colônia (Zona Sul) - São Paulo (SP)

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | (11) 5921-9268 / 5921-9269

Quantidade de turmas de alfabetização de alfabetização nesta instituição: 1

Desde 1991, a Associação Comunitária Habitacional Vargem Grande trabalha na organização e administração do bairro Vargem Grande. Com jovens e adultos, realiza cursos profissionalizantes de corte e costura, modelagem, assentamento de piso e azulejo, manicure/pedicure, além de projetos sociais e beneficentes.

 

 

ASSOCIAÇÃO JARDIM REAL E ADJACÊNCIAS

Adjacência.jpg

Endereço: Rua Frederico René Jaegher, nº 2716 - Rio Bonito - São Paulo (SP)

Contatos: (11) 5927-7355

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

A Associação Jardim Real e Adjacências é uma associação privada que auxilia os moradores da região do Bairro do Jardim Real e Adjacências, que atendem todas as faixas etárias, oferecendo cursos, oficinas, biblioteca, sala de informática e atividades para as crianças.

 

 

 

ASSOCIAÇÃO PELA FAMÍLIA - CENTRO DE CONVIVÊNCIA CLARISSE

Clarisse.jpg

Endereço: Rua Carlantonio Carlone, nº 102 - Jardim Jaqueline - São Paulo (SP)

Contato: www.centroclarisse.org.br | (11) 3751-0438 / 3054-2464

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

O Centro de Convivência Clarisse Ferraz Wey, localizado no Butantã, é parte da Associação Pela Família (ASPF), fundada em 1956, e que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, moradores do bairro e de bairros do entorno, alunos das escolas públicas da região ou bolsistas da rede privada.

 

 

COM VOCÊ SERVIÇOS DE TREINAMENTO EIRELI

Varrevilaguaianases

Endereço: Rua Cinturão Verde, nº 351, Vila Santa Ines - São Paulo (SP)

Contato: www.varrevila.com.br

Existem turmas de alfabetização em três unidades desta instituição: Varre Vila Guaianases, Varre Vila Santa Inês, Nossa Vila Limpa – Jaguaré

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 4

O projeto Varre Vila é uma iniciativa da comunidade da Vila Nossa Senhora Aparecida, localizada na zona leste de São Paulo, para acabar com os problemas causado pelo excesso de lixo que tomava conta do bairro. Em cinco anos, o projeto acontece em quatro comunidades na Zona Leste, três na Zona Norte e uma na zona Oeste. Com a expansão do projeto Varre Vila, nasceu a “Com Você Serviços de Treinamento”, uma empresa social de assessoria em educação ambiental comunitária.

 

 

COOPERAÇÃO COOPERATIVA REGIONAL DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM

Cooperacao.jpg

Endereço: Rua Frobem, nº 101- Vila Leopoldina - São Paulo (SP)

Contato: www.cooperacaoreciclagem.com.br | (11) 3836-9043

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

Cooperativa temporariamente inativa. Os/as alfabetizandos/as continuam participando das formações em espaço cedido, solidariamente, pela Cooperativa Crescer.

 

 

COOPERATIVA CHICO MENDES

Chicomendes.jpeg

Endereço: Rua Cinira Polônio, nº 369 - Parque São Rafael - São Paulo (SP)

Contato:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | (11) 2752-9446

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 2

A Cooperativa de Catadores Chico Mendes foi criada na região de São Matheus, na zona leste de São Paulo, em 1999, como uma alternativa de geração de trabalho e renda, pensar nas práticas para o meio ambiente. Atualmente conta com diversos parceiros cadastrados como escolas, creches, igrejas, comércios, empresas, instituições e residências que encaminham seus materiais para reciclagem, numa verdadeira ação de responsabilidade social, beneficiando os catadores e catadoras e toda a comunidade.

 

 

COOPERATIVA DE PRODUÇÃO COOPER CENTRAL TIETÊ

Central_Tietê.jpg

Endereço: Av. Salim Farah Maluf, nº 179 - Tatuapé - São Paulo (SP)

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | (11) 3360-0856

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 2

A Central Tietê é conveniada à Prefeitura de São Paulo e tem como objetivos a prestação de serviços e o desenvolvimento de atividades de coleta, triagem, reciclagem, processamento, beneficiamento e comercialização de sucatas e resíduos sólidos urbanos in natura ou reciclados, processados ou beneficiados. Além dos materiais recebidos por meio do convênio firmado com a Prefeitura, a Cooperativa faz coleta, periodicamente, em condomínios previamente cadastrados.

A área de atuação da Central Tietê, na cidade de São Paulo, é nos distritos de Água Rasa, Brás, Carrão, Mooca, Sacomã, São Lucas, Sapopemba, Tatuapé, Vila Formosa e Vila Prudente.

 

 

COOPERATIVA DE TRABALHO DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM - VITÓRIA DO BELÉM

Vitoria.jpg

Endereço: Av. Ariston de Azevedo, nº 10 - Belenzinho - São Paulo (SP)

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | (11) 2509-6358

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 2

A cooperativa Vitória do Belém foi criada em 2013. Seus primeiros 30 trabalhadores foram certificados pela Associação Reciclázaro e pelo Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), o que possibilitou aos participantes construíram conhecimentos sobre gestão, no intuito de favorecer um trabalho com autonomia, planejamento e metas, bom relacionamento pessoal e respeito às regras de segurança no trabalho.

Atualmente a cooperativa é conveniada à Prefeitura de São Paulo e, além dos resíduos que recebe regularmente da mesma, realiza coleta em condomínios, escolas e empresas.

 

 

COOPERATIVA DE TRABALHO EM PRODUÇÃO DE RECICLAGEM E BENEFICIAMENTO - CRESCER

Crescer.jpeg

Endereço: Rua Professor Affonso José Fioravanti, nº 150/ 210 - City Jaraguá - São Paulo (SP)

Contato: www.cooperativacrescer.org.br | (11) 3902-3822

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

A Cooperativa de Reciclagem Crescer desenvolve programas de coleta seletiva, triagem, processamento e comercialização de materiais recicláveis, em Pirituba. Trabalham a educação ambiental e a aproximação da comunidade (empresas, escolas, donas de casa, crianças e condomínios) com as centrais de triagem da cidade para que se crie um vínculo entre esses e para que a coleta seletiva torne-se um hábito.

 

 

COOPERMITI - COOPERATIVA DE TRABALHO, PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS ELETROELETRÔNICOS

Coopermiti2.jpg

Endereço: Rua João Rudge, nº 366 - Casa Verde - São Paulo (SP)

Contato: www.coopermiti.com.br | (11) 3666-0849

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

A Coopermiti (Cooperativa de Trabalho, Produção e Reciclagem de Resíduos Sólidos Eletroeletrônicos) é uma cooperativa de produção, recuperação, reutilização, reciclagem e comercialização de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos. Conveniada à Prefeitura do Município de São Paulo, iniciou suas atividades em março de 2010. Opera atualmente em um prédio locado pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB). Todo material coletado após triagem é destinado, reciclado ou reutilizado, gerando renda aos cooperados e proporcionando doações.

 

 

COOPERATIVA RECIFRAN

RECIFRAN_celulares_app_palma.jpg

Endereço: Rua Junqueira Freire, nº 176 - Liberdade - São Paulo (SP)

Contato: (11) 3209-4112

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

O Serviço Franciscano de Apoio a Reciclagem (Recifran) teve sua origem pela iniciativa de frades da Província Franciscana que atendiam à população de rua e catadores. É uma porta de saída para a situação de vulnerabilidade social em que vive a população de rua. Recebe, recicla ou reaproveita materiais recicláveis contribuir com a questão ambiental. Oferece formação sobre economia solidária, cooperativismo, educação ambiental, cidadania.

 

 

INSTITUTO SACI - SABERES, CULTURA E INTEGRAÇÃO  

Saci.jpg

Endereço: Rua João Pinto de Oliveira, 469 A - Jd. Guarani - São Paulo (SP)

Contato: www.facebook.com/institutoSACI | (11) 94025-7366

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

O Instituto Saci oferece cursos de preparação para o mundo do trabalho, palestras e debates. O público atendido são mulheres (donas de casa) que não possuem formação profissional e precisam ajudar a reforçar o orçamento doméstico. Cabelereiro, manicure, pedicure, tricô, crochê, pedraria em chinelo, maquiagem, teatro, corte e costura. Estão incluídas nos cursos palestras de diversos temas, tais como: Lei Maria da Penha; ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) entre outros.

 

 

INSTITUTO VIDA EM AÇÃO PONTO BENEDITO

ponto_benedito.jpg

Endereço: Praça Benedito Calixto, nº 112 - São Paulo (SP)

Contato: (11) 99628-0488 / (11) 98136-8565

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

No Ponto Benedito – Economia Solidária e Cultura, as atividades se desenvolvem em espaço cedido pela subprefeitura de Pinheiros para a Associação Vida em Ação, organização da sociedade civil que faz a gestão do espaço. O Ponto Benedito é campo da extensão universitária da Escola de Enfermagem da USP, contribuindo para a formação de recursos humanos para o SUS. Atua no campo da Reforma Psiquiátrica, tendo como norte o acesso a geração de trabalho e renda e inclusão social de pessoas que são usuárias dos serviços de saúde mental.

 

 

MOVIMENTO PELO DIREITO À MORADIA (MDM) - BELA VISTA, GUARAPIRANGA E JARDIM SÃO LUIS

MDMGuarapiranga.jpg

Endereço: Av. Guarapiranga, nº 1660 - São Paulo (SP)

Contato: www.mdm.org.br | (11) 5894-1053

Existem turmas de alfabetização em três unidades desta instituição: MDM Guarapiranga; MDM Jardim São Luiz; MDM Bela Vista

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 3

O Movimento Pelo Direito à Moradia (MDM) é um movimento social de moradia popular que luta por moradia digna, prioritariamente para famílias de baixa renda, moradoras de áreas de risco e irregular, atuando na regularização fundiária, urbanização de favela, e também na defesa de moradia popular na região central da cidade. Também defende uma educação de qualidade para todos, saúde, cultura, lazer e transporte público, como forma de melhorar as condições de vida da população.

 

 

PONTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E CULTURA DO BUTANTÃ

EconomiaSolidaria

Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, nº 250 - Butantã - São Paulo (SP)

Contato: (11) 3106-8908

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 1

Local de construção coletiva de ponto de cultura e geração de renda, produção e comercialização em economia solidária, o Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã é uma iniciativa da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É um serviço da rede de atenção psicossocial, que tem o compromisso de fortalecer a autonomia econômica e social das minorias e das pessoas em vulnerabilidade social, dentre elas, pessoas com transtornos mentais. 

 

 

UNIÃO DE NÚCLEOS, ASSOCIAÇÕES E SOCIEDADE DE MORADORES DE HELIÓPOLIS E REGIÃO – UNAS

Unas2.jpg

Endereço: Estrada das Lágrimas, nº 2385 - São João Clímaco

Contato: www.unas.org.br | (11) 2272-0140

Quantidade de turmas de alfabetização nesta instituição: 2

A Unas surgiu em meados dos anos 1980 enquanto comissão de moradores da favela Heliópolis composta por representantes de cada núcleo da comunidade que lutavam pelo direito à moradia e posse da terra. Hoje, são mais de 12 mil pessoas impactadas diretamente por mês, por meio de 50 projetos sociais nas áreas de educação, saúde, moradia, cultura, esporte, assistência social, empreendedorismo, mulheres, juventude e LGBT.

 

 

_________________________________________________________________________________________

Saiba mais sobre o Projeto em: https://www.samsung.com.br/alfabetizacaocidada

Clique aqui e assista ao vídeo.