Acompanhe o IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire

De 17 a 20 de setembro ocorreu em Turim, Itália, a 9ª edição do Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire.

forum-p-f-2014

Diretores, consultores e coordenadores do Instituto Paulo Freire do Brasil participam do Encontro: Moacir Gadotti, Ângela Antunes, Francisca Pini, Paulo Roberto Padilha, Carlos Rodrigues Brandão, José Eustáquio Romão, Sheila Ceccon e Sonia Couto.

O Encontro

Organizado pelo Instituto Paulo Freire Itália, o tema do encontro de 2014 é “Caminhos de emancipação para além da crise”. O evento foi pensado e planejado por organizações, grupos e indivíduos que atuam em situações e contextos onde as formas de injustiça e exclusão geradas pelos processos de globalização neoliberal são mantidas e reforçadas, ainda que escamoteadas. Assim, o Instituto Paulo Freire – Itália se propôs a construir, junto com associações, grupos, movimentos e indivíduos da sociedade civil, caminhos de reflexão para a busca de novas alternativas teórico-práticas orientadas para o desenvolvimento social, econômico, cultural, educacional e sustentável.

Nessa perspectiva, os principais objetivos do Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire de 2014 são:

- Refletir criticamente sobre o modelo civilizatório dominante na contemporaneidade, suas manifestações, lógicas, consequências, formas de exclusão e domesticação.

- Compartilhar experiências, práticas educacionais e socioculturais em curso em vários contextos internacionais, que expressem concretamente alternativas aos modelos dominantes.

- Refletir sobre as formas e práticas de resistência à “re-existência” e construção de novos estilos de vida e modelos de convivência com base em atitudes e competências pessoais e sociais, que promovam novas relações entre gerações e entre diferentes grupos étnicos e culturais.

Confira as fotos do dia 17/09/2014