“A Era do Capital Improdutivo” é tema de mesa de diálogo e conferência no FSM 2018“

IPF e parceiros promovem atividades nos dias 14 e 15/03, em Salvador (BA).

o

Post AEradoCapital FSM2018 


     A financeirização está no centro dos nossos problemas. Os mecanismos de desvio dos nossos recursos para generalizar um rentismo improdutivo precisam ser explicitados e denunciados. A produtividade do capital deve ser resgatada. Não há democracia política sem democracia econômica.

 

     O Instituto Paulo Freire e a CEMIG, em parceria com CUT, CTB, PUC-SP, IDEC, Contraf-CUT, Fundação Perseu Abramo, Outras Palavras e Autonomia Literária promovem uma Mesa de Diálogo e de uma Conferência – no contexto do Fórum Social Mundial 2018 – Resistir é criar, resistir é transformar, em Salvador (BA) –, tendo como ponto de partida o livro A Era do Capital Improdutivo, do economista Ladislau Dowbor, que apresenta as mais recentes pesquisas internacionais e brasileiras, explicita as transformações da acumulação do capital e sistematiza um conjunto de propostas. O resultado esperado é uma melhor compreensão dos desafios e das alternativas nessa área em geral pouco compreendida, mas que desempenha um papel central.

 

     No dia 14/03/2018, às 13h, será realizada a Mesa de Diálogo “A Era do Capital Improdutivo”, com Ladislau Dowbor e convidados. A ocasião será um momento para o aprofundamento teórico sobre a temática, seguida de uma coletiva de imprensa.

 

     A Conferência, que contará com representantes de instituições e de renomes nacionais e internacionais, acontecerá no dia 15/03/2018, às 9h. O objetivo é o de ampliar o acesso a dados, informações e reflexões sobre a financeirização mundial das economias, contribuir para a identificação de possibilidades de resistências, de propostas de resgate da economia produtiva e de criação de mecanismos de controle nacional e internacional sobre as políticas econômicas.

 

Mesa de Diálogo A era do capital improdutivo

Data: 14/03/2018 (quarta-feira)

Horário: às 13h

Local: Tenda da Economia Solidária - Campus Ondina da UFBA - Salvador - BA

 

Conferência A era do capital improdutivo: O FSM 2018 e a ampliação das resistências

Data: 15/03/2018 (quinta-feira)

Horário: às 9h

Local: Tenda da CUT - Campus Ondina da UFBA - Salvador - BA