IPF finaliza assessoria em Franca com realização de Encontro Integrado

Participaram do encontro a equipe gestora da Secretaria de Ação Social e integrantes do processo formativo de 2017. 

o

EncontroIntegradoFranca 111217 17

Equipe do IPF, Valéria Gimenes, da Sedas e atores da peça encenada no primeiro dia do Encontro Integrado.

o

0

     Numa programação intensa, trabalhadores(as) da Assistência Social de Franca, envolvidos no processo formativo, realizado pelo Instituto Paulo Freire (IPF) à Secretaria de Ação Social (SEDAS) neste ano de 2017, participaram, nos dias 11 e 12 de dezembro, do Encontro Integrado entre a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial, promovido pela Secretaria de Ação Social (SEDAS) e a assessoria do Instituto Paulo Freire (IPF).

 

     A formação continuada realizada pelo Instituto Paulo Freire (IPF) à Secretaria de Ação Social (SEDAS), iniciada em 2014, teve como objetivo implementar o reordenamento institucional e assegurar a continuidade da formação e supervisão aos trabalhadores do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

 

     No primeiro dia do encontro, segunda-feira, 11 de dezembro, 110 participantes assistiram à peça teatral A Caminho de Palmares, encenada pelos usuários do Centro POP de Franca com a colaboração e participação de integrantes do Núcleo de Cidadania Ativa (NCA) da Unesp.

 

     Valéria Barbosa Gimenes, diretora da Proteção Social Especial, fez a abertura e falou sobre o trabalho da Secretaria de Ação Social e da Formação Contínua por meio da assessoria do Instituto Paulo Freire (IPF). 

 

     Francisca Pini, coordenadora da assessoria pelo IPF, explicou o objetivo do Encontro que é o de socializar, refletir e construir propostas teórico-práticas da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial do SUAS de Franca para o ano de 2018.

 

     Durante todo o dia seguiram-se apresentações como a dos CREAS, Centro POP e Serviço da Alta e da Média Complexidade: Centro-Dia Pessoas com Deficiência, Idosos(as), Unidades Referenciadas, Medida Socioeducativa, Família Acolhedora, ILPIs, Residência Inclusiva, Serviço de Acolhimento à Mulheres Vítimas de Violência. As apresentações trouxeram dados dos planejamentos das ações, Leitura do Mundo nos territórios, relação PSB e PSE, referenciamento e contrarreferenciamento, articulação em rede no território, mobilização e participação dos usuários nos Serviços, ações comunitárias nos territórios.

 

     No segundo dia do encontro, terça-feira, 12 de dezembro, a educadora Kelly Regina da Silva, do CRAS Cento, cantou, na abertura dos trabalhos, Como Nossos Pais, de Belchior a capela, o que entusiasmou os(as) participantes e descontraiu o encontro.Lucinéia Silva Sartori Coelho, diretora da Proteção Social Básica, declarou aberto o segundo dia, agradeceu imensamente o compromisso de todos/as trabalhadores/as do SUAS, pela dedicação ao encontro integrado e antecipadamente agradeceu as equipes dos CRAS, SCFV e Serviço à Domicílio pelo excelente trabalho feito em 2017.

 

     As apresentações das equipes das Casas Lares, Serviço de Acolhimento Recanto Esperança e Serviço de Famílias Acolhedoras convocaram os(as) presentes(as) para a questão da infância e adolescência e a concepção de sujeitos de direitos já conquistada no marco legal, desde a promulgação da CF e desde 1990, no ECA.

 

     Os cinco CRAS (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro) do município de Franca apresentaram-se na sequência e trouxeram os avanços trabalhados em 2017, com destaque para a consolidação do técnico de referência juntos aos SCFV e Serviço à domicilio.

 

     Por fim, o Setor de Vigilância e Monitoramento Socioassistencial apresentou os desafios para 2018, sendo que o maior dele é o de construir o setor de vigilância conjuntamente com os técnicos de referência dos CRAS, CREAS e Centro POP.

 

     Algumas imagens do Encontro Integrado:

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 7

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 9

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 10

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 14

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 21

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 25

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 29

 

aEncontroIntegradoFranca 111217 35

 

aEncontroIntegradoFranca 121217 2

 

aEncontroIntegradoFranca 121217 7

 

aEncontroIntegradoFranca 121217 21

 

aEncontroIntegradoFranca 121217 27

 

aEncontroIntegradoFranca 121217 33

 

aEncontroIntegradoFranca 121217 35

 

aEncontroIntegradoFranca 121217 36