IPF finaliza mais um curso da EaD Freiriana

Durante dois meses e meio, mais de 600 cursistas participaram do curso “A Escola dos meus Sonhos”, ministrado pelo professor Moacir Gadotti.

o

DSCN0695
 Cursistas, equipe pedagógica e equipe técnica da EaD Freiriana, no encerramento do curso "A Escola dos meus Sonhos", dia 7 de dezembro, no IPF.

0

     Terminou na noite de quinta-feira (07/12), com uma transmissão ao vivo no Instituto Paulo Freire (IPF), em São Paulo, o curso “A Escola dos meus Sonhos”, promovido pela EaD Freiriana. 

 

     De 22 de setembro a 7 de dezembro, os 619 cursistas tiveram a oportunidade de assistir à 20 videoaulas (16 com o professor Moacir Gadotti e quatro com os professores Paulo Roberto Padilha e Angela Antunes), divididas em quatro módulos: Módulo I – A Escola e o Professor; Módulo II – Currículo e Avaliação; Módulo III – A Escola do Futuro: Educação, Tecnologia e Sustentabilidade; Módulo IV – Educação Democrática, Educação como Direito.

 

     Como aconteceu no curso anterior, “Aprenda a Dizer a sua Palavra”, o encerramento deste curso reuniu presencialmente, no Instituto Paulo Freire, toda a equipe técnica da EaDFreiriana, os docentes do curso e 15 cursistas sorteados, num “momento de diálogo, escuta, interação e muita emoção”, conforme disse Paulo Roberto Padilha, coordenador do curso e diretor pedagógico do IPF. 

     

DSCN0766

     Moacir Gadotti, presidente do IPF e professor deste curso, abriu o encontro falando que “momento como este nos inspiram a continuar e mostra que vale a pena o que estamos fazendo”. Ele enfatizou que vivemos um período difícil em nosso país, de muita discriminação, de ódio nas redes sociais, de incapacidade do ser humano de dialogar uns com os outros e superar suas dificuldades. “E que como educadores não podemos ficar indiferentes, temos que achar alternativas, porque muitos desistem diante do impacto que tem esse ambiente permissivo e também invasivo”. Diante desse cenário, Gadotti contou que o curso “A Escola dos meus Sonhos” surgiu como justificativa a esse momento difícil, “pois precisamos de esperança, de sonhos, de utopia”. 

 

     Além das videoaulas, o curso produziu duas transmissões ao vivo – de lançamento e encerramento do curso, com cerca duas horas cada –, quatro chats de encerramento de módulos, além de uma atividade complementar opcional – a produção de artigo ou projeto de intervenção –, garantindo uma carga horária total de 60 horas.

 

     Em sua fala, Paulo Roberto Padilha, que além de diretor do Instituto Paulo Freire é também coordenador da EaD Freiriana, afirmou que ouvir o professor Gadotti falar é um o momento histórico. “Somos únicos por estarmos aqui hoje. Este momento ficará marcado em nossas vidas”, concluiu.

 

     Algumas imagens do encerramento do curso "A Escola dos meus Sonhos”:

 

DSCN0782

 

DSCN0760

 

DSCN0774

 

DSCN0702

 

DSCN0703

 

DSCN0729

 

DSCN0750

 

DSCN0837

 

 DSCN0859