Aniversário de Paulo Freire

Em 19 de setembro, comemoramos o aniversário de Paulo Freire, que este ano, 2017, faria 96 anos. Confira a homenagem do Instituto Paulo Freire ao Patrono da Educação Brasileira.

o

 Aniversario PF FacebooK

 

     A etimologia da palavra comemorar é de origem latina – commemorare – e significa trazer à memória. Commemorare também significa com-memorare, recordar "junto com o outro". Hoje, queremos "recordar com" todos a celebração dos 96 anos do nascimento de Paulo Freire.


     Para nós, do Instituto Paulo Freire, uma forma de celebrar Paulo Freire é manter viva a capacidade de esperançar. Nos tempos em que vivemos, é "imperativo existencial" recorrer ao "andarilho da utopia", ao "guardião da esperança", estudando-o, refletindo sobre seu legado e buscando formas de resistir e reinventar o futuro. 


     Freire se tornou referência na educação mundial e brasileira por sua teoria do conhecimento, sua coerência, sua ética e pela boniteza com que educava e se educava em diálogo com as pessoas e com a natureza, sempre na busca de um mundo, como ele mesmo dizia, menos feio, mais justo, menos malvado e onde fosse menos difícil amar.


     Homenagear Paulo Freire é isso: dar continuidade ao seu legado, reinventando-o. A realização de projetos, a articulação e atuação em redes de luta, a manutenção da biblioteca pessoal de Freire são algumas das formas por meio das quais o IPF tem contribuído para manter vivo seu legado. Neste momento, destacamos, em especial, duas ações em andamento: a nossa participação ativa na elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo e o lançamento, hoje, de mais um curso referenciado na práxis e na teoria do conhecimento freiriana. Neste 19/09/2017, nossa homenagem ao "andarilho da utopia" é dar início ao curso "A Escola dos meus Sonhos" e seguirmos, juntos, desenvolvendo novos projetos, que visam a contribuir, por meio da educação, com emancipação humana, valorizando de toda forma de vida e a busca da "Educação como prática da Liberdade". 

 

     Parabéns a Paulo Freire e a todas as pessoas que, inspiradas e tocadas por sua obra, reinventando o seu legado, continuam o seu árduo trabalho, que sempre nos inspirou e que segue inspirando a educação que fazemos hoje e faremos no futuro. 


#InstitutoPauloFreire
#PauloFreireSempre  #PatronodaEducaçãoBrasileira