IPF recebe visita do artista e pedagogo theco, Jaroslav Andel

Objetivo da visita foi conhecer mais sobre Paulo Freire, como parte de projeto que Jaroslav desenvolve atualmente.

o

Visita Jaroslav
Jaroslav Andel, Lutgardes Costa Freire e Raphael Daibert

o

     Nesta terça-feira (18/04), Paulo Roberto Padilha e Lutgardes Costa Freire receberam, no Instituto Paulo Freire, o artista, pedagogo, curador e historiador de arte, Jaroslav Andel, do Centre for Contemporary ARt, da República Theca.


     Acompanhado de Raphael Daibert, representante do movimento Lanchonete.org, responsável pela vinda de Jaroslav ao Brasil, para diversas exposições sobre arte e pedagogia radical, Jaroslav visitou o Instituto Paulo Freire a fim de conhecer mais sobre o educador brasileiro, como parte de um projeto que desenvolve atualmente, para redescobrir, resgatar e evidenciar a obra de educadores e personalidades históricas do campo da pedagogia crítica de vários países do mundo, para que sejam mais conhecidos pela juventude e por educadores dos países do Norte, Sul, da Europa e Estados Unidos. Os materiais recolhidos por Jaroslav serão disponibilizados numa plataforma digital, que inclui pequenos textos, banners, citações, vídeos e produções simples que alcancem rapidamente diferentes públicos.


     Jaroslav Andel tem realizado pesquisas e colaborado com os principais pensadores no campo da pedagogia crítica, criatividade, transdisciplinaridade e neuroplasticidade, como Henry Giroux, Liane Gabora, Basarab Nicolescu e Bruce Wesler. Atualmente, Jaroslav está com a exposição itinerante na Noruega e viajará à galeria ocidental e a coleção pública da universidade ocidental de Washington em Bellingham, WA, EUA. Para conhecer a exposição acesse: https://vimeo.com/158328848.


     A visita ao Instituto foi muito produtiva, segundo o artista, e os diálogos caminharam na direção de intercâmbio de experiências e permanentes.


     Para saber mais sobre Jaroslav Andel, acesse: http://pioneerworks.org/educat