Marcha da Resistência abre atividades do Fórum Social em Porto Alegre

Resistência dos povos é tema do Fórum que tem dezenas de atividades programadas até o próximo sábado, dia 21/01.

o

Marcha abertura FSResistencias POA 170117 1
Marcha de abertura do Fórum Social das Resistências, em Porto Alegre.

0


     "Povos e movimentos em resistência", dizia uma faixa segurada pelos participantes da marcha que abriu, ontem (17/01), em Porto Alegre (RS), o Fórum Social Temático de 2017, resumindo o tema deste ano do encontro: Fórum Social das Resistências - Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta.

 

Marcha abertura FSResistencias POA 170117 4 Marcha abertura FSResistencias POA 170117 8


     Com uma extensa agenda de seminários e debates, que ocorrerão até o próximo sábado (21/01), organizações, movimentos populares e participantes de mais de 60 países, conforme a organização, refletirão e discutirão o cenário brasileiro, latino-americano e mundial sobre o olhar dos diversos povos.


     

Marcha abertura FSResistencias POA 170117 5

Segundo Sheila Ceccon, coordenadora da UniFreire e representante do Instituto Paulo Freire no encontro, o objetivo do Fórum é “contribuir para a construção da unidade do campo democrático e popular no apoio e solidariedade às resistências históricas dos Povos Indígenas e dos Povos de Matriz Africana, às resistências da classe trabalhadora, das mulheres, das juventudes, das pessoas em situação de rua, do meio ambiente e de todas causas humanistas espalhadas pelo mundo”.


     O Fórum Social das Resistências é um processo de articulação social, política e cultural resultante do Fórum Social Mundial, que foi realizado pela primeira vez em 2001, também em Porto Alegre, e acontece nas mesmas datas do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, justamente para se contrapor ao encontro que reúne na Europa líderes da economia mundial, desde 1971.


 

Marcha abertura FSResistencias POA 170117 6

     A programação completa do Fórum Social das Resistências pode ser encontrada no link: http://forumsocialportoalegre.org.br/.