IPF participa de ciclo de palestras sobre Participação Popular, em Guarulhos

“Diálogos entre os Conselhos de Políticas Públicas para o fortalecimento da Democracia” foi o tema da palestra.

o

 CapaPalestraGuarulhos
A palestrante Francisca Pini, diretora pedagógica do IPF (fileira da frente, a segunda da dir. p/ esq).

o

 

     A abertura da palestra “Diálogos entre os Conselhos de Políticas Públicas para o fortalecimento da Democracia”, realizada nesta quinta-feira (09/06), no auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Guarulhos, ficou a cargo do prefeito Sebastião Almeida, que tratou da importância da radicalização da democracia.


     O prefeito destacou que para o avanço democrático é muito importante a participação popular. Destacou que as cidades só avançam quando se amplia a participação popular, pois têm a população contribuindo na gestão pública. Em seguida, fez o balanço da administração por meio do livro "Guarulhos em Ação", o qual retrata as ações realizadas de 2009 a 2016. Entregou um exemplar para cada conselheiro e conselheira do Orçamento Participativo presentes.


     Também estiveram presentes o secretário de governo, Benedito Aparecido da Silva, e a Coordenadora do Orçamento Participativo (OP), Kátia Lima.


     Benedito Aparecido da Silva enfatizou a importância do fortalecimento dos conselhos para continuar avançando no processo democrático, principalmente na conjuntura atual.


     Katia Lima falou dos objetivos do encontro. “O primeiro é o de aprofundar o trabalho do Congresso dos 15 anos do OP “Balanços, Desafios e Oportunidades”, realizado em 2015; e a centralidade do debate dessa noite são os "Diálogos entre os Conselhos de Políticas Públicas para o fortalecimento da Democracia", com a palestrante Francisca Pini, assistente social, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire e membro do Comitê Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo.


     Francisca Pini trouxe a reflexão sobre os ganhos da recente democracia conquistada no Brasil em 1988. Problematizou com os participantes sobre controle social, relação governo e sociedade civil, conflitos dessa relação e desafios para o avanço democrático. Os participantes em suas intervenções disseram que a democracia brasileira está sob ataque e que é preciso muita vigilância do povo. “As mídias das elites não informam o povo e precisamos criar os nossos meios de comunicação e assistir mais a TVT”, disse um representante.


     Os direitos sociais, econômicos, políticos e culturais também foram debatidos e os participantes disseram que é preciso se organizar, pois o patrimônio brasileiro está sob risco, principalmente a Petrobras, que presta um serviço essencial para o desenvolvimento do país.


     Por fim, Francisca Pini conclui que há necessidade de uma atuação mais articulada e integrada, por meio de um Fórum Intersetorial que pense e reflita a cidade em sua totalidade, para fortalecer a ideia do que é a coisa pública e este exercício do controle social é um aprendizado para a sociedade civil e para os gestores públicos. “Guarulhos tem investido na ampliação dos processos democráticos e cada pessoa precisa conhecer e se apropriar dos avanços para assegurar a ampliação desses direitos ao bem comum”, concluiu.