Topa e Instituto Paulo Freire preparam testes para os alfabetizandos

Na 9ª etapa do Programa Todos pela Alfabetização, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão aplicados 5 mil testes.

o

 CapaTopa

Da esq. p/ dir.: Ângela Antunes, diretora pedagógica do IPF; Elenir Alves, coordenadora do Topa na Bahia; e Paulo Roberto Padilha, diretor pedagógico do IPF, em reunião, no dia 09/06/2016.

o

 

     O programa Todos pela Alfabetização (Topa) e o Instituto Paulo Freire estão planejando a aplicação dos testes cognitivos da 9ª etapa do programa. Os testes serão realizados no início e na conclusão da etapa e têm o objetivo de verificar e mensurar o processo de ensino e aprendizagem dos alfabetizandos. No total de 47 mil matriculados da 9ª etapa do Topa, cinco mil pessoas, de 10 regiões diferentes, farão os testes. 


     “O Instituto Paulo Freire vai aplicar 5 mil testes, é uma amostra que consideramos razoável em se tratando do número de matriculados da etapa. Com os testes, serão feitas tabulações a partir de um sistema que nos dá todo o cruzamento dos resultados dos testes de entrada com os resultados dos testes de saída, para, assim, verificar se os objetivos do programa estão sendo alcançados”, informa a coordenadora do Topa na Bahia, Elenir Alves. 


     A diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, Ângela Antunes, destaca a importância dos envolvidos no processo de aplicação dos testes terem uma dimensão pedagógica e social com os alfabetizandos. “Os aplicadores precisam ter uma orientação pedagógica de como chegar até a sala de aula. Muitos desses alunos demonstram uma certa insegurança quando se fala em avaliação, então é preciso criar um ambiente acolhedor para que não fiquem tensos e entendam o sentido do trabalho”, destaca. 


     Os testes cognitivos identificam o grau de conhecimento dos alfabetizandos nas áreas da Língua Portuguesa e da Matemática e são uma determinação do Ministério da Educação. A previsão é que os testes de entrada aconteçam em julho e os de saída no mês de novembro. 


     O Topa – O Programa Todos pela Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2007, em parceria com o Governo Federal, e já possibilitou que mais de 1,4 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para jovens, adultos e idosos.

 

Matéria publicada originalmente em: http://municipios.educacao.ba.gov.br/noticias/topa-e-instituto-paulo-freire-preparam-testes-para-os-alfabetizandos, em 09/06/2016.