Construção Coletiva da participação brasileira no FSM2016

Prorrogado, até 05/06, processo de seleção de delegados(as) da sociedade civil e movimentos sociais para participarem do FSM2016-Montreal.

o

     No dia 14 de maio 2016 aconteceu em São Paulo uma reunião de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais sobre o processo brasileiro do Fórum Social Mundial e teve como pauta:

 

1) Relato da reunião ocorrida em março de 2016, no Canadá sobre a metodologia do FSM2016 e que contou com a participação de quatro organizações brasileiras integrantes do Conselho Internacional do FSM (Abong, UBM, Ciranda e Comissão Brasileira de Justiça e Paz). 

 

2) Prestação de contas do Projeto que atualmente apoia o processo brasileiro do FSM. 

 

3) Participação das organizações brasileiras para o Canadá em agosto. 

 

4) Dinâmica brasileira do FSM. 

 

     Quanto à participação das organizações brasileiras no FSM2016 em Montreal, foi debatida a situação delicada da conjuntura política atual e seu reflexo nos recursos para disponibilizar a participação da sociedade civil brasileira. Decidiu-se apoiar a iniciativa proposta no Conselho Internacional de realizar, no Canadá, durante o FSM, um TRIBUNAL INTERNACIONAL CONTRA OS GOLPES À DEMOCRACIA no Brasil e na América Latina. Também foi colocada a pertinência de realizar, nos estados, Audiências Públicas preparatórias ao Tribunal no FSM.

 

     Como não há expectativa de alavancar novos recursos, foi decida a criação um Fundo de Solidariedade para que pessoas, entidades, organizações e movimentos sociais possam aportar recursos a fim de garantirmos uma participação plural e representativa do Brasil no FSM2016. O Fundo será operado através do site vakinha.com e poderá ser acompanhado por todas(os).

 

     Clique aqui para contribuir: 

 

     Os recursos arrecadados serão utilizados exclusivamente para apoiar a participação de representantes das redes, movimentos e organizações populares do Brasil no FSM2016 e, para a seleção dos nomes, serão utilizados os critérios abaixo. 

 

 

PARTICIPAÇÃO NO FSM2016 – Montreal/Canadá

 

Critérios para seleção (*):

- quem necessita de apoio
- quem está envolvido na construção do FSM
- quem inscreveu atividade autogestionada
- quem pertence e representa entidade ou rede de dimensão nacional
- que a organização ou rede tenha capacidade de oferecer contrapartida/pagar despesas do(a) representante com alimentação, estadia e transporte local
- quem tem passaporte com no mínimo 6 meses de validade a partir de 09 de agosto 2016

 

Com relação à composição do Grupo:
- representar a diversidade humana: critérios raciais, gêneros, geração, regionalidade
- representar a diversidade temática
- participar dos comitês estaduais organizados (RS, BA, SP, AM, RN)
- integrar o Conselho Internacional
- apenas uma pessoa por organização


(*) A emissão da passagem será condicionada ao pedido de visto para a entrada no Canadá, em tempo hábil para obtê-lo.
Prazo prorrogado para indicações de nomes: até o dia 05/06/2016, através do FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE APOIO PARA INTEGRAR A DELEGAÇÃO DO FSM2016