Conselheiros do CRECE tomam posse na Câmara Municipal de São Paulo

E até dia 31 de agosto, acontece o Seminário “O CRECE, a Democracia Participativa e a Qualidade Social da Educação”.

 o

 Crece posse 14 05 2016 Kézia
A presidente do CRECE Central, Kézia Alves, durante a posse dos Conselheiros. 

 

     No mês de maio, mês de celebração de memória e presença de Paulo Freire, vivemos momentos de significativas celebrações. Uma luta que se iniciou quando Paulo Freire estava à frente da SME-SP ganhou concretude em 2015, com a criação da lei e do decreto de regulamentação dos Conselhos de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE e, neste ano de 2016, no dia 14 de maio, na Sala Sergio Vieira de Mello, da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, foi dada a posse aos Conselheiros eleitos nos respectivos CRECEs Regionais.

 

     Além dos conselheiros e outros convidados, estavam presentes o Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Rogério, representando o Secretário Gabriel Chalita; Vereador Elizeu Gabriel; professora Maria Aparecida Perez, representando o Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Antonio Donato; Deputado Estadual Carlos Neder; a professora Ângela Antunes do Instituto Paulo Freire; o senhor Leandro Gimenez representando o Vereador Claudinho de Souza e a mãe de aluno e presidente do CRECE Central Kézia Adriana de Araújo Alves.

 

    Para mais informações, acessar: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/Conselheiros-do-CRECE-Central-tomam-posse-na-Camara-Municipal

 

 

 Crece Seminário ANGELA 30 05 2016 4
 Ângela Antunes, presidenta do IPF, falando no Seminário, dia 30/05.

 

           Ainda no mês de maio, deu-se início ao Seminário sobre o CRECE, a democracia participativa e a qualidade social da educação, com a seguinte programação:

tabela

 

     Informações sobre o Seminário, acesse: http://www.camara.sp.gov.br/escoladoparlamento/cursos/em-andamento/o-crece-a-democracia-participativa-e-a-qualidade-social-da-educacao/

 

O CRECE

 

     O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE é órgão colegiado, de caráter deliberativo, que tem por finalidade o fortalecimento dos Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, visando à melhoria da qualidade social da educação. A atuação do CRECE é norteada pelos princípios da democratização da gestão, democratização do acesso e permanência e da qualidade social da educação. Há um CRECE Regional em cada Diretoria Regional de Educação - DRE e um CRECE Central, sediado em SME.

 


     Cada CRECE Regional é composto de 2 (dois) representantes da DRE, 2 (dois) membros de cada Conselho de Escola, sendo, preferencialmente, um profissional da educação e um representante da comunidade ou dos educandos. O CRECE Central é composto de 2 (dois) membros de cada CRECE Regional, sendo um profissional da educação e um representante da comunidade ou dos educandos, 2 (dois) representantes de SME, indicados pelo Secretário Municipal de Educação. Cada segmento elegerá seu titular e suplente, cujo mandato será anual, com direito a uma recondução, observados os procedimentos democráticos no processo de escolha.

 


     A Comissão Executiva do CRECE é eleita dentre seus pares e composta de 7 (sete) membros: 1 (um) representante da DRE, quando se tratar de CRECE Regional, ou 1 (um) representante de SME, quando se tratar de CRECE Central, 3 (três) representantes dos profissionais da educação e 3 (três) representantes da comunidade ou dos educandos.