Programa Memória do Mundo – MOWLAC – UNESCO

IPF participou da cerimônia de entrega do certificado de nominação no Registro Regional da América Latina e Caribe sob o Programa Memória do Mundo

 

Capa mowlac


     No último dia 10 de dezembro de 2015, o Instituto Paulo Freire, representado pela coordenadora do Setor de Memória Institucional, Fernanda Soares, participou da entrega da certificação do Programa Memória do Mundo – MOWLAC – UNESCO.

 

     O Programa tem como objetivo avaliar candidaturas que se empenham em organizar, tratar e disponibilizar arquivos de grande valor histórico, preservando um caráter social, cultural e de direitos humanos, a fim de preservar as memórias custodiadas por pessoas ou instituições.

 

     O prêmio foi avaliado pelo Comitê Regional para América Latina e Caribe, sob patrocínio da UNESCO, que determinou as coleções documentais apresentadas como patrimônio cultural de interesse dessa região.


     Foram 34 candidaturas apresentadas e o Acervo Educador Paulo Freire – 1921-2013, apresentado pelo Instituto Paulo Freire e Ana Maria Araújo Freire, ficou entre os dez selecionados.


     Os países participantes desta edição foram: Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador e Venezuela.


     A cerimônia contou com a presença do representante do Comitê Regional do MOWLAC, Carlos Didati, bem como a direção do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, e da Biblioteca Nacional, Maurício Vicente Faria; além de Renato Lessa, representando o Ministério da Cultura.