Prêmio de Direitos Humanos e Prêmio Municipal de Educação acontecem em São Paulo

Cerimônia lembrou a trajetória de Luiza Erundina na democratização da educação e do direito à moradia.

 

Dentro Premio DH Gadotti

 Da esq. p/ dir.: Luiza Erundina, Moacir Gadotti, Adriana Hernandes e Margarida Genevois durante o Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.

 

     No dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, em cerimônia realizada no Auditório do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, foram anunciados os vencedores de duas premiações importantes para a valorização dos Direitos Humanos. O 2º Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, criado para homenagear uma personalidade de destaque na defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil, e o 3º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, que valoriza projetos realizados nas escolas municipais de São Paulo.

 

     O movimento pela democratização da educação e alfabetização de jovens e adultos realizado em parceria com o educador Paulo Freire (1921-1997), as conquistas da habitação de interesse social por meio dos mutirões são apenas alguns dos motivos pelos quais Luiza Erundina, primeira mulher eleita à Prefeitura do Município de São Paulo (gestão 1989-1992), ser a homenageada da noite com o Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.

 

     A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy. Participaram também alunos, educadores e membros da comissão julgadora. Entre eles, o presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, além de Flávia Inês Schilling, José Sergio Fonseca Carvalho, Marco Antonio Barbosa, Margarida Genevois, Maria Victoria Benevides, Maurício Piragino e Paulo Vannuchi.


     Neste ano, foram 171 inscritos para o Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, sendo 106 projetos da categoria Professor, 41 da categoria Unidade Educacional, 13 da categoria Estudante e 11 da categoria Grêmio; e 16 vencedores, sendo 12 premiados e 4 menções honrosas.