Salvador sedia Seminário Internacional “Diálogos Impertinentes"

Evento acontece na próxima quinta-feira (29) e promoverá encontro entre membros do Conselho Internacional do FSM, entre eles o IPF, e sociedade civil brasileira.

 


CONVITE seminarioFSMsalvador29out2015

0

Na próxima quinta-feira (29), representantes dos movimentos sociais brasileiro e internacional participarão do seminário “Diálogos Impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”. Promovido pelos Coletivos Brasileiro e Baiano do Fórum Social Mundial e pelo Conselho Internacional (CI) do Fórum, com apoio da Abong - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, CTB, CUT, Governo do Estado da Bahia e Associação Vida Brasil, o evento pretende fomentar o diálogo entre os/as membros do CI e representantes da sociedade civil baiana e brasileira.


O objetivo do encontro é promover uma reflexão conjunta sobre a reinvenção do Fórum Social Mundial e de seu Conselho Internacional (CI) diante da atual conjuntura planetária. A atividade também será ocasião para recolher contribuições do movimento social brasileiro para a reunião do CI, que acontecerá nos dias 30 e 31, também em Salvador.


O seminário contará com três mesas de discussão. A primeira se dedicará ao debate das conjunturas regionais e a solidariedade entre os povos, contando com representações curdas e palestinas. Na parte da tarde, a segunda mesa discutirá os atuais desafios do FSM e do processo de reestruturação do Conselho Internacional.
A última mesa de debates contará com membros do comitê organizador do Fórum Social Temático, que será realizado entre 19 e 24 de janeiro, em Porto Alegre; e do Fórum Social Mundial 2016, que acontecerá em agosto do próximo ano, na cidade de Montreal, no Canadá. Os/As organizadores/as apresentarão o processo de construção de ambos os eventos.


Ao menos 50 participantes já estão confirmados, oriundos de outros Estados brasileiros, além de representações da América Latina, Canadá, Europa e África. Espera-se ainda a presença de representantes do movimento social da Tunísia, que, recentemente, ganhou o Nobel da Paz pelo movimento de luta por democracia, que ficou conhecido como “Primavera Árabe”.


Para Damien Hazard, membro da Direção Executiva da Abong e do Conselho Internacional do FSM, o processo do Fórum “está se reinventando na nova conjuntura de transformação acelerada do planeta”. Ele destaca a importância de este seminário e a reunião do CI acontecerem em Salvador, já que, para ele, a Bahia sempre teve papel importante no FSM e experimentou nos últimos anos um coletivo que soube se reinventar na sua composição, na sua forma de vivenciar a diversidade e de fazer política, com uma radicalização das suas práticas democráticas. “O movimento social baiano pode contribuir com essa busca de ressignificação do FSM”, defende.


As inscrições para participar do seminário são gratuitas e podem ser feitas até 28 de outubro pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Interessados/as devem enviar os seguintes dados: nome, gênero, instituição, cargo/profissão, e-mail e telefone para contato.

 

SERVIÇO
Seminário Internacional “Diálogos Impertinentes: o Fórum Social Mundial (FSM) na construção de um outro mundo possível”
29 de outubro de 2015 - 9h às 18h
Hotel Vilamar | Av. Amaralina, 111 - Amaralina – Salvador (BA)
Mais informações e inscrições: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / 71 3321-0711