IPF e SMDHC lançam Projeto em São Paulo

Parceria prevê a formação de conselheiros(as) em Direitos Humanos e Participação Social, além de materiais.

 

Capa SMDH

Moacir Gadotti e Eduardo Suplicy no lançamento do Projeto.


Na manhã da terça-feira (14/04), a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC) e o Instituto Paulo Freire (IPF) lançaram o Projeto Formação de Conselheiros(as) em Direitos Humanos e Participação Social. A cerimônia aconteceu no Edifício Martinelli, 26º andar e contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy; do secretário-adjunto de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Rogério Sottili; da coordenadora-adjunta da Política de Participação Social, Maria José Scardua;do presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti e dos Diretores Pedagógicos do IPF, Ângela Antunes e Paulo Roberto Padilha.

O evento teve início com a intervenção de Paulo Padilha, que apresentou canções de autoria própria ao som de seu violão. No telão, uma homenagem ao escritor Eduardo Galeano, que morreu no dia 13/04.

 

Na sequência, Maria José Scardua fez uma breve apresentação do cronograma da formação e lembrou que a ideia do curso partiu dos próprios conselheiros.

 

O presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, afirmou que “a educação em direitos humanos não é neutra – e nem poderia ser! [Ela] parte de uma militância para construir uma sociedade justa, igual, e não para continuarmos vivendo em uma sociedade desassociada”.

 

Rogério Sottili, secretário adjunto, elogiou a parceria com o Instituto Paulo Freire. “Ao fazer o curso, estamos atingindo duas grandes metas: qualificar nossas políticas, mas, acima de tudo, construir uma democracia participativa.”

 

O secretário Eduardo Suplicy também reforçou a grandiosidade da parceria com o IPF para o projeto de formação e encerrou o evento retomando um conceito freiriano: “É preciso que o processo de educação não faça que o oprimido tenha o sonho de se tornar opressor, mas tenha um caminho alternativo.”

 

Confira o vídeo de lançamento do Projeto:

 

 

O Projeto

A Formação de Conselheiros em Direitos Humanos e Participação Social contará com a coordenação pedagógica do Instituto Paulo Freire. O objetivo da formação é aprofundar os programas nacionais e municipais de promoção dos Direitos Humanos, além de debater as teorias e práticas que envolvem os conceitos de participação social, participação popular e educação popular. O curso é voltado para representantes dos Órgãos Colegiados (conselhos, comitês, comissões) vinculados à SMDHC.]

 

O convênio, que se estende até dezembro de 2015, prevê ainda a produção de 20 publicações, englobando cadernos temáticos sobre os Direitos Humanos e materiais sobre os conselhos e comitês que atuam nesta área.

 

 

SMDH lanc sup

Eduardo Suplicy

 

SMDH lanc gad

Moacir Gadotti

 

SMDH lanc rog

Rogério Sottili

 

SMDH lanc mari

Maria José Scardua

 

SMDH lanc pad

Paulo Roberto Padilha

 

SMDH lanc equipe

Ângela Antunes, Moacir Gadotti e Natália Caetano, coordenadora do Projeto pelo IPF.