Encontro celebra formatura dos jovens

Jovens do Protejo de SBCampo organizaram, executaram e finalizaram a cerimônia de formatura.

  

 Capa Formatura Protejo

Jovens do Protejo

No dia 27 de março de 2015 reuniram-se na sede da Sociedade Amigos do bairro do Jardim Silvina, em São Bernardo do Campo, mais de 100 pessoas, entre elas moradores, jovens participantes do projeto, educadores sociais, coordenação e autoridades do município, para celebrar a formatura dos jovens.

 

 Formatura Protejo RaquelAlvesRaquel Souza

Neste encontro ocorreram mesas de saudações com a participação do secretário municipal de Segurança Urbana, Benedito Mariano; do secretário municipal de Serviços Urbanos, Tarcísio Secolli (representando o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho); de Raquel Souza e Vagner Jesus Santos (representando os jovens do Protejo); e da presidente da Associação Amigos do bairro do Jardim, Silvina Fátima Araújo. 

 

Na fala de abertura a jovem Raquel agradeceu cada encontro, cada jovem, os(as) educadores(as), cada aprendizado e disse que o Protejo ficará marcado para toda a vida. 

 

O secretário Benedito Mariano destacou que para uma cidade ser segura, ela precisa ser justa e cidadã. Esta visão está presente nas políticas de São Bernardo do Campo, de modo particular, na Secretaria de Segurança Urbana. Afirmou que os jovens do Protejo foram perseverantes, pois souberam lidar com as dificuldades encontradas no processo. “Este projeto é uma parceria do governo municipal e governo federal, por meio do ministério da Justiça”. Finalizou o secretário dizendo que o êxito do Projeto é resultado do excelente trabalho articulado em Rede, com as diversas políticas sociais e as organizações não governamentais do território Silvina.  

Formatura Protejo secretarioBenedito Mariano

Secretário Benedito Mariano 

 

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Tarcísio Secolli, que representou o Prefeito Luiz Marinho enfatizou que o Cidade de Paz é a diretriz do governo municipal, em parceria com o governo federal. Esta atividade revela que a priorização na população jovem e negra, filhos e filhas dos(as) trabalhadores(as) demonstra que o governo está caminhando com a maioria da população, aquela que historicamente ficou distante de acessar os seus direitos sociais. 

 

A cerimônia de formatura contou com a organização dos jovens desde a concepção até a execução, teve entrega simbólica dos certificados, exibição de vídeo produzido pelos jovens do projeto e uma confraternização. Comemorando um ano de Protejo (2014–2015), a celebração marcou momento importante na política pública do município na prevenção à violência contra jovens e mulheres. Desta forma, ficou nítido na fala dos jovens este momento não significa o fim de um projeto, mas a continuidade de uma política que visa o fortalecimento da população do território Silvina. 

 

Formatura Protejo Materia

No final da cerimônia, confraternização.