TOPA: Todos pela Alfabetização – Bahia 2007-2014

IPF lança livro com Secretaria da Educação do Estado da Bahia sobre os sete anos do Programa TOPA.

Este livro compartilha sete anos da história do Programa Todos pela Alfabetização - TOPA, realizado no estado da Bahia pela Secretaria da Educação. Desde 2007, 1,3 milhões de jovens, adultos e idosos não alfabetizados encontraram no Programa uma nova oportunidade para aprenderem a ler e a escrever não só palavras, mas suas próprias vidas.

O empenho de colaboradores articulados – entidades do movimento social, prefeituras, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganos, indígenas, terreiros de cultura afro, presídios, hospitais, e universidades – ajudou a mudar a vida dos que viviam segregados pelo analfabetismo.

Além de registrar a memória do Programa TOPA, reunindo histórias de vidas, concepções registros fotográficos, pesquisas, notícias, depoimentos e entrevistas, o Instituto Paulo Freire foi convidado a produzir um livro que apresentasse o processo vivido sob uma perspectiva propositiva e anunciativa, reconhecendo que a permanência e continuidade como Programa muito pode contribuir para o sonho de uma Bahia economicamente justa e socialmente solidária.


A experiência compartilhada é inspiradora, podendo mobilizar novos gestores para o enfrentamento do analfabetismo em diferentes contextos.


Conheça a publicação ao clicar na imagem a baixo:

topa 040215