Seminário Internacional em Salvador prepara FSM 2015

Evento discute o próximo Fórum Social Mundial, além da participação do movimento social brasileiro no Fórum.

 

 Seminario Salvador Abong capa
Seminário acontece em Salvador até 24/01.

Na tarde da quinta-feira, 22 de janeiro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador, teve início o Seminário Internacional “FSM Rumo a Túnis”, evento preparatório ao Fórum Social Mundial, que se realizará em março deste ano em Túnis (Tunísia).

 

Damien Hazard, representando a Abong e o coletivo baiano de movimentos sociais, falou, na abertura do evento, que o FSM vem mudando a forma de enxergarmos o mundo.

 

O destaque do primeiro dia de Seminário foi a fala do representante de movimentos sociais tusinianos, Alaa Talbi. Ele falou da importância, para a Tunísia, do FSM ser novamente realizado lá, como no ano passado. Disse que foi a Tunísia que começou as transformações que se estenderam por todo o mundo árabe. “Em 2013 o fórum deu suporte para que esse processo pudesse continuar. Em julho de 2014 houve outro assassinato político e os organizadores do FSM tiveram atuação bem importante. O trabalho de mediação da sociedade civil foi decisivo para o processo de democratização no país. Eleições democráticas permitiram que membros do FSM se tornassem representantes políticos eleitos pelo povo”, falou.

 

Talbi explicou que “o que está sendo discutido em 2015 são direitos humanos, justiça social, democracia participativa, além de lutas dos camponeses e de povos tradicionais”. Segundo ele, a presença do FSM em Tunís vai ser fundamental para ajudar a pensar esses temas. 

 

Sobre a realização do Fórum, disse já são mais de 1700 organizações inscritas e apenas 3% delas são da América latina. Talbi fez um apelo para que os participantes do Seminário se convençam da importância da participação no FSM 2015, para serem atores, do que chamou de "primavera dos povos".

 

O Seminário Internacional “FSM Rumo a Túnis” continua até o dia 24/01, sábado.