Balanço da II Conferência Nacional de Educação

De 19 a 23 de dezembro de 2014, em Brasília, foram debatidas propostas para a educação brasileira...

..

  

Capa balanco Conae

 

.

Durante cinco dias – de 19 a 23 de novembro de 2014 – representantes da educação pública e particular, de organizações e entidades, segmentos sociais e setores; de trabalhadores da educação; pais, mães, estudantes e sociedade civil em geral participaram, em Brasília, da II Conferência Nacional de Educação – Conae 2014.

 

A partir do tema "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração" foram realizados colóquios, mesas de interesse e plenárias, apresentando propostas para a educação do Brasil nos próximos anos.

 

Balanco ConaeApós a Plenária Final, o coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão responsável pela organização da conferência, Francisco das Chagas Fernandes, em entrevista coletiva, destacou que o Plano Nacional de Educação (PNE) já estabeleceu que o Sistema Nacional de Educação deve ser organizado por meio de regulamentação. “O desafio agora é fazer cumprir totalmente o estabelecido no Artigo 23 da Constituição Federal. Se conseguirmos regulamentar esse artigo, segundo o qual a educação deve ser feita em regime de cooperação e colaboração entre os entes federados, teremos um bom andamento em relação à construção do Sistema”, concluiu.

 

 

Em relação à organização do evento Chagas avaliou que a Conae 2014, superou as expectativas, principalmente quanto à participação dos delegados nas Plenárias de Eixo. “O Fórum inclusive errou quando estimou em quatro horas o espaço para as Plenárias de Eixo. Isso porque a participação em relação às emendas que vieram dos estados foi muito forte. Principalmente no Eixo 2 que trata da diversidade. Era para as discussões terminarem até 14 horas e terminou às 21 horas. Então a nossa avaliação é de que foi extremamente positiva”.

 

Chagas anunciou ainda a incorporação de novas entidades ao FNE e também a sua saída da coordenação, por conta do fim de seu mandato.

 

Confira o vídeo da entrevista coletiva de Francisco das Chagas Fernandes, coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), dia 23/11/14.


Números da Conae

 

A II Conferência Nacional de Educação recebeu 3.676 participantes. 2.658 delegados e delegadas de todo o país. 262 observadores, 45 convidados, 70 palestrantes, 138 jornalistas, 107 expositores, 42 acompanhantes, 17 pessoas ligadas às atrações culturais, 114 visitantes e 223 pessoas da organização do evento.

 

Os debates obrigatórios que precederam o Encontro Nacional ocorreram em 2013.

 

2.824 Conferências Municipais/Intermunicipais, que reuniram 776.142 pessoas. 26 Conferências Estaduais e uma no Distrito Federal, que juntas reuniram 23.085 delegados.