Diretoria Ampliada

George Santos da Silva

georgeFormado em Redes de Computadores pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge - BA). Possui mais de 10 anos de experiência em administração de servidores e gerência de projetos de TI. Já atuou como consultor, analista de suporte e infraestrutura em empresas do setor público e privado. Atualmente é coordenador do setor de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Paulo Freire. 
 
 
 
   

Janaina Abreu

janaina edlComunicadora Social (1996) e especialista em Marketing (2016) pelo Instituto Metodista de Ensino Superior, durante oito anos coordenou a revista Almanaque Brasil de Cultura Popular e diversos projetos de comunicação do Estúdio Elifas Andreato, dentre eles, a coordenação de produção da itinerância da exposição O Brasil Encantado de Monteiro Lobato, que fez parte do Projeto Memória. É organizadora do livro O Melhor do Almanaque Brasil (Editora Positivo, 2004). Foi editora e jornalista responsável da Revista Avisa Lá, publicação da Ong Instituto Avisa Lá; e, durante três anos, coordenou a comunicação do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo. Há 10 anos participa do Movimento da Infância e da Adolescência e dos Direitos Humanos. No Instituto Paulo Freire, foi consultora em comunicação na assessoria do Programa Cultura Viva, do governo federal (2006-2007); desde 2008, é a coordenadora da Editora e Livraria Instituto Paulo Freire e, em 2014 assumiu também a coordenação do setor de Comunicação da instituição. Em 2015, organizou o e-book Salvar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Editora IPF.

Fernanda Soares de Campos

fernandaGraduada em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos em 1998. Foi professora de línguas portuguesa e inglesa das redes, privadas e pública estaduais de ensino de São Paulo. Bailarina reconhecida pelo MEC e formada pelo Centro de Dança Roberto Silva. Foi atriz amadora durante 5 anos e participou como artista plástica da 23ª Bienal de Artes de SP em parceria com o cenógrafo J.C Cerroni. Cantora amadora em eventos. Atua como assistente pedagógica em projetos de Educação da Rede Municipal de Osasco -SP e docente nos cursos de Registro e Sistematização e Oficina de Literatura. Atua também como Educadora em encontros de formação da Associação de Pais e Mestres na rede municipal de Sorocaba – SP. Atuou como pesquisadora na Secretaria de Educação a Distância, nas áreas de formação sobre a Cidadania Planetária,Educação Cidadã e Educação Social/Popular e Educação de Jovens e Adultos, com a mediação de recursos didáticos e vinculados pelos diversos meios de comunicação. No Centro de referência Paulo Freire, trabalha com a organização dos Arquivos Paulo Freire, atendimento à pesquisadores e estudantes, participação na elaboração de relatórios e projetos internos e externos. Foi membro da equipe organizadora do VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire 2008 – PUC-SP (Secretária Executiva) e uma das fundadoras do NUCA (Núcleo de Cultura e Arte) do IPF.

Currículo Lattes

Sheila Ceccon

sheilaEngenheira agrônoma, especialista em Horticultura pela Universidade de Pisa-Itália, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. Atua na área de meio ambiente e educação. No Instituto Paulo Freire, coordena duas instituições mantidas: a Casa da Cidadania Planetária, responsável por diferentes projetos na área de educação socioambiental, entre eles o Programa Educação para Cidadania Planetária e o Programa Município que Educa, e a UniFreire, que, constituída por uma rede de pessoas e instituições, é um espaço de produção e publicização de conhecimentos, fundamentados pelos princípios freirianos. Publicou, em 2012, o livro Educação Ambiental Crítica e a Prática de Projetos, pela Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações

Sonia Couto Souza Feitosa

soniaMestre em Educação e doutora pela Faculdade de Educação da USP. Professora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo é licenciada em Letras e Pedagogia. É autora do livro Método Paulo Freire, a reinvenção de um legado Brasília (Liber livros, 2008) e de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana, dentre eles o material didático do Programa Tecendo o Saber, da Fundação Roberto Marinho e do SesiEduca no Rio de Janeiro. Foi também uma das coordenadoras responsáveis pelo Projeto Memória Edição Paulo Freire (2005). Tem artigos publicados em revistas acadêmicas e em cadernos pedagógicos para Secretarias Municipais de Educação. Participou como docente e coordenadora pedagógica de projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos em vários estados. Atualmente coordena o Centro de Referência Paulo Freire, que tem como missão socializar e dar continuidade ao legado de Paulo Freire.

Currículo LattesLivros impressosLivros digitais, artigos e outras publicações