Educação e Cultura / Publicações

 

Fichas de estudo para Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)

Para contribuir com a implementação da Proposta Curricular da rede municipal de educação de Osasco, foram criadas fichas de estudo para reflexão nos HTPCs.

Depois de consultar quais os temas de interesse dos professores, foram criadas fichas de estudo com concepções centrais da reorientação curricular em construção no município: Reunião de Pais/Responsáveis; Relações Interpessoais nas UEs; Diferenças e Inclusão; Brincar e Múltiplas Linguagens; Concepção de Ensino e Aprendizagem; Letramento e Alfabetização; Avaliação e Registro e Educação para a Sustentabilidade.

Este material contribuiu com o processo de formação continuada dos professores, possibilitando às equipes priorizar e articular estes temas de estudo, estimulando o interesse e a participação na construção coletiva do conhecimento.

Coleção de Cadernos Valores e diálogos para uma cidade educadora
Programa Escola Cidadã – Sorocaba


A coleção tem o objetivo de contribuir com a educação integral das pessoas e procura relacionar os temas trabalhados à vida cotidiana. Ela oferece elementos para que diferentes grupos de pessoas e instituições, nos distintos espaços e tempos, reflitam e compartilhem valores e diálogos contemporâneos, indispensáveis à formação cidadã característica da Cidade Educadora.

A coleção é acompanhada de orientações metodológicas, com sugestões de atividades práticas, indicações de vídeos, músicas e outros materiais, que favorecem sua utilização em escolas e comunidades.

Alguns cadernos: Ética; Respeito; Autonomia; Solidariedade; Diálogo; Justiça; Transparência; Integridade; Sustentabilidade; Tolerância; Diversidade; Cultura da Paz; Responsabilidade; Participação; Cidadania; Cidade Saudável e outros.

MOVA - Almanaque

Compreendendo que os jovens, adultos e idosos possuem processos de aprendizagem diferenciados em relação à criança e ao adolescente, principalmente porque trazem para as salas de alfabetização conhecimentos e expectativas de aprendizagens muito diferenciadas e específicas, o Projeto MOVA-Brasil desenvolve materiais que buscam contribuir para o estudo, reflexão e aprofundamento das temáticas nesta modalidade.

Dentre as diversas produções, destacamos o Almanaque, desenvolvido para os educandos e educandas, que dialoga com os saberes de suas culturas regionais, contendo diversos gêneros textuais, informações, atividades lúdicas e temas da conjuntura que subsidiam o educador durante o processo de alfabetização.