Educação e Cultura / Assessorias e Formações

As assessorias desta área visam a consolidar a gestão democrática da educação e ressignificar as práticas educativas, tendo em vista o fortalecimento da concepção de educação crítica e o compromisso com a redução do analfabetismo de jovens e adultos.


Realizamos assessorias a instituições públicas ou privadas, comprometidas com a construção participativa de uma educação libertadora.

São realizadas formações para o fortalecimento dos conselhos de escola, oferecidas orientações e contribuições para as políticas públicas educacionais por meio dos processos de construção de planos municipais de educação, realizadas formações iniciais e continuadas sobre alfabetização de crianças, jovens e adultos, além de cursos e oficinas sobre temas diversos, congruentes com a concepção de educação cidadã.

Objetivos

  • Fortalecer a construção da educação na perspectiva crítica;
  • Reduzir o analfabetismo de jovens e adultos no Brasil;
  • Consolidar a gestão democrática da educação.

Público com o qual atuamos

Educadores, Educandos (crianças, adolescentes, jovens e adultos), trabalhadores da educação, comunidade participante dos conselhos de escola, gestores, entidades e movimentos participantes da construção dos planos de educação, Secretarias Municipais de Educação, Secretarias Estaduais de Educação.

A investigação dos temas geradores ou da temática significativa do povo, tendo como objetivo fundamental a captação dos seus temas básicos, só a partir de cujo conhecimento é possível a organização do conteúdo programático para qualquer ação com ele, se instaura como ponto de partida do processo da ação, como síntese cultural.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013 [1970], p. 248)

“Logo, o projeto Mulheres da Paz tem ajudado o grupo e a comunidade, pois vem propondo mudanças e transformações a partir da solidariedade, amizade, orientação sobre direitos e deveres, considerando principalmente o exercício da escuta para conosco e com o próximo.”

Denise Morena de Souza (educadora do projeto Mulheres da Paz de São Bernardo do Campo)

Projeto Alfabetização de Jovens e Adultos e Formação de Educadores

O Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos e Formação de Educadores foi realizado nos anos de 2011 e 2012 com a parceria da Ferrous Ressources do Brasil. O projeto teve o objetivo de contribuir com a redução do índice de analfabetismo nos municípios de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ), oferecendo espaços de alfabetização e de formação de alfabetizadores de jovens, adultos e idosos, em espaços formais e não formais, numa perspectiva emancipadora e promotora da justiça socioambiental, econômica e cultural. Era  um grande objetivo do projeto fomentar e fortalecer as políticas públicas em EJA nos dois municípios prestando assessoria às Secretarias Municipais de Educação.

Participantes: Coordenadores Locais, Auxiliar Administrativo, Assistente Pedagógica e Alfabetizadores.
Resultados: Quadro abaixo.
Abrangência: São Francisco de Itabapoana/RJ e Presidente Kennedy/ES.
Publicações: Boletim 01Boletim 02Boletim 03Livreto com histórias de VidaAlmanaque 1, Almanaque 2.
Parceiros: O Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos e Formação de Educadores é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Ferrous Ressources do Brasil e Instituto Paulo Freire (IPF).
Período: de 2011 e 2012.

   

EJA Osasco

De 2007 a 2013 ocorreu em Osasco um intenso processo de formação de educadores e gestores da modalidade da EJA. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se  a Reorientação Curricular, que contou com a criação do Grupo de Trabalho da Reorientação Curricular da Educação de Jovens e Adultos (RECEJA), para fazer a Leitura do Mundo da EJA no município, pesquisar experiências exitosas de outras localidades, estudar uma extensa bibliografia sobre a modalidade e elaborar uma nova Proposta Curricular para a EJA Osasco.

Todo esse processo contou com atividades que permitiram a escuta aos principais envolvidos. As formações inicial e continuada, permitiram o aprofundamentos dos saberes dos(as) educadores(as) e gestores(as), acerca das questões metodológicas. Os Encontros de Educandos(as), permitiram saber o que estes sujeitos pensavam acerca da EJA que tinham e da EJA que queriam e os Seminários de Prática permitiram a socialização dos saberes construídos.

Participantes: Na EJA Osasco participaram do processo de formação professores(as) e gestores(as) que atuavam nesta modalidade. Nos encontros de Educandos(as), contou-se também com a presença de pessoas jovens, adultas e idosas beneficiadas pelo Programa. A assessoria do IPF nesta área pode ser oferecida a Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, ONGs, Movimentos Sociais, empresas ou a outras organizações que trabalhem com Educação de Jovens e Adultos.
Resultados: Participaram de formação inicial e continuada, professores(as) e gestores da EJA em  Osasco.
Abrangência: A assessoria e formação da EJA em Osasco, atuou no município abrangendo a totalidade das unidades educacionais da rede que ofertava esta modalidade.
Publicações:Capa do livreto Osasco 50 anos e Capa do Almanaque Histórico.
Parceiros: Prefeitura de Osasco.
Períodos: de 2007 a 2013.

Assessoria e formações para a construção do Plano Municipal de educação
de São Carlos: Projeto São Carlos, Fortalecendo a Educação Cidadã


Foram realizadas formações com o intuito de identificar contribuições, sistematizá-las e elaborar o documento final do Plano Municipal de Educação da cidade.

O processo vivido anteriormente pela rede, com o PME, foi retomado para que houvesse continuidade. Foram desenvolvidas formações presenciais com o grupo que coordenou a elaboração deste Plano, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e com assessores do IPF. Uma proposta preliminar do que seria o Plano Municipal de Educação de São Carlos foi apresentada em um encontro presencial. Após as incorporações das contribuições foi gerada a versão final do documento, sendo então enviado para aprovação da Câmara Municipal. O processo foi registrado em um livro que historiciza a construção participativa do PME de São Carlos.

Participantes: Em todo o processo de construção foram realizados encontros, pré-conferências e conferências que mobilizaram todos os segmentos e modalidades de ensino, além de membros da comunidade e entidades parceiras. O grupo coordenador e os assessores do IPF sistematizaram as propostas de todos os participantes que estavam presentes na Câmara Municipal no dia da entrega do texto final.
Abrangência: Município de São Carlos - SP
Resultados:* Sistematização das propostas de todo o processo de construção, culminando na elaboração do texto final a ser entregue para a Câmara.
* Publicação de um livro com o texto final e o registro de todo o processo vivido.
Publicações: Capa do Livro O Caminho e Perspectivas para a Educação de São Carlos.
Parceiros: Prefeitura de São Carlos.
Período: de fevereiro de 2012 a novembro de 2012.

Formações para o fortalecimento dos Conselhos de Escola do Município de Salto-SP

O projeto ofereceu formação inicial e continuada à equipe da Secretaria Municipal de Educação e aos representantes das escolas para o fortalecimento da gestão democrática, visando à melhoria da qualidade sociocultural e socioambiental da educação e à garantia do direito de aprender.

Foi realizada a Leitura do Mundo e feita a devolutiva de seus resultados, a fim de definir os conteúdos para atender às necessidades locais. Depois disso, foram realizadas formações para reorientar as ações das unidades educacionais e da própria Secretaria Municipal de Educação.

Também foram realizados Encontros “Interconselhos”, entre os Conselhos de Escola da cidade, com a participação de todos os professores, as professoras e representantes dos diferentes segmentos escolares, incluindo alunos e alunas do Ensino Fundamental.

Participantes: Diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes dos diferentes segmentos dos Conselhos de Escola.
Abrangência: Município de Salto - SP.
Resultados: As formações envolveram 1052 participantes.
Parceiros: Prefeitura de Salto.
Período: de fevereiro a julho de 2011.

      

Cursos e oficinas artístico-culturais – Programa Educação Cidadã - Osasco

Os cursos e oficinas artístico-culturais orientaram a construção de estratégias para ressignificar a prática educativa nas unidades educacionais visando melhorar a qualidade social da educação.

Os temas, oferecidos em 2 edições, foram definidos em consulta aos trabalhadores da rede: literatura afro-brasileira e indígena, contação de histórias, espaços comunicativos, cinema, internet na educação, materiais didáticos para a EJA, música, ECA, registro e sistematização da prática educativa, mediação de conflitos, atividades lúdicas na escola, as crianças e a matemática, alfabetização e redação, roda de leitura na prática educativa, fotografia, encadernação artística, jogos, brinquedos e brincadeiras, musicalidade, produção de textos, ritmos afro-brasileiros e ainda, teatro e corporeidade.

Participantes: Participaram dos cursos e oficinas, por livre adesão, fora do horário de trabalho: supervisores, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e funcionários da Rede.
Abrangência: Rede municipal de Educação de Osasco.
Resultados: Mais de 1000 participantes, considerando-se as 2 edições dos Cursos e Oficinas.
Publicações: Capa do caderno de formação, Capa do caderno curso registro e sistematização.
Período: 2010 e 2013.